
Durante a 23ª Semana Nacional de Museus, a Fundação Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, apresenta a exposição inédita “Meu Padim Ciço: me ensina uma meizinha”. A mostra, que ocorre de 12 a 18 de maio, reúne cartas enviadas por romeiros a Padre Cícero e correspondências escritas pelo sacerdote, destacando práticas de cura e medicina popular da época.
A iniciativa foi inspirada no tema da Semana Nacional de Museus, “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, com foco no patrimônio imaterial. Os documentos expostos revelam a herança cultural coletiva presente nas práticas de saúde, formas de comunicação do período e tradições herdadas das comunidades indígenas que viveram no Cariri.
Em entrevista ao repórter Jota Ribeiro, do Cariri Notícias, a presidenta da Fundação Memorial Padre Cícero, Tereza Siqueira, destacou a importância da exposição para a preservação da memória e da cultura popular. “As cartas dos romeiros são um testemunho valioso da fé e da confiança que o povo tinha em Padre Cícero. Além disso, evidenciam um conhecimento ancestral sobre as meizinhas que ainda hoje são usadas”, afirmou.
Nas cartas, os romeiros solicitavam conselhos e “meizinhas” para o tratamento de doenças. Em suas respostas, o sacerdote indicava o uso de ervas e raízes medicinais, práticas comuns na época. Para aproximar o público desse universo, a exposição inclui um espaço sensorial com algumas das plantas mencionadas nas correspondências, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.
A exposição “Meu Padim Ciço: me ensina uma meizinha” é gratuita e aberta ao público no Memorial Padre Cícero, durante o horário de funcionamento do museu. A programação completa da 23ª Semana Nacional de Museus pode ser conferida no site oficial da Fundação.
Assista a reportagem:
Reportagem: Jota Ribeiro / Cinegrafista: Claudio Amorim / Matéria de Texto: Júnior Moral / Edição de vídeo: Júnior Moral