
É uma tradição que se mantém firme a cada ano, e se tornou uma das atrações durante as festividades de Nossa Senhora das Dores há 52 anos; sempre no domingo que antecede o dia 15 de setembro, solenidade da Padroeira de Juazeiro do Norte e da Nação Romeira.
Na tradicional Procissão das Carroças, carroceiros e cavaleiros percorrem cerca de 2,5 km desde o início da Rua São Pedro até a Basílica de Nossa Senhora das Dores com carroças sempre muito enfeitadas como gesto de devoção e forma de homenagear a Mãe de Deus.
A programação, organizada pela família Bezerra de Menezes, fundadora da União dos Carroceiros de Juazeiro, atual Fundação Leandro Bezerra de Menezes, foi realizada na tarde deste domingo, 8. O vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, Padre Paulo Borges, concedeu a bênção para o início do cortejo em frente à sede da fundação.
A chegada à Praça do Romeiro (em frente à Basílica) aconteceu pouco antes do início da Santa Missa. Na ocasião, a réplica da imagem primitiva de Nossa Senhora das Dores, que nos últimos dias tem peregrinado pelas paróquias e instituições noitárias, foi acolhida.