
O Governo do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), assinou nesta sexta-feira, 27 de setembro, o contrato para as obras de requalificação do canal do Rio Granjeiro, no Crato. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do superintendente da SOP, Valdeci Rebouças, e do prefeito do Crato, além de outras autoridades.
A urbanização do canal atende a uma antiga reivindicação de moradores e comerciantes que, durante a quadra chuvosa, enfrentam problemas com alagamentos causados pela baixa capacidade do canal. O projeto prevê intervenções essenciais para resolver essa questão, trazendo melhorias significativas para a área urbana da cidade.
Entre os serviços que serão realizados estão a ampliação da vazão do canal em um trecho de 3,14 km, a reestruturação das galerias e a pavimentação do entorno com piso intertravado. A capacidade de vazão do canal passará dos atuais 60 metros cúbicos para 140 metros cúbicos, mais que o dobro, o que será fundamental para evitar os recorrentes alagamentos.
“Nossa missão é tornar viável em tempo ágil essa obra, tão importante para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida do povo cratense. A SOP vai acompanhar essa obra diariamente”, afirmou Valdeci Rebouças, superintendente da SOP.
A obra, além de melhorar a infraestrutura da cidade, promete trazer alívio para os moradores e comerciantes, que sofrem com os transtornos gerados pelas cheias do rio. A expectativa é que, com a finalização do projeto, os alagamentos sejam definitivamente controlados, beneficiando o desenvolvimento urbano e econômico do Crato.