Início CEARA MP do Ceará cobra atendimento para mais de mil crianças na fila do programa de alergia ao leite

MP do Ceará cobra atendimento para mais de mil crianças na fila do programa de alergia ao leite

3 Lido
Comentários desativados em MP do Ceará cobra atendimento para mais de mil crianças na fila do programa de alergia ao leite
0
128
#



Foto: Diana Vasconcelos

O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou na Justiça com pedido para que o Governo do Estado garanta, em até 30 dias, o atendimento de todas as crianças que aguardam inclusão no Programa de Alergia à Proteína ao Leite de Vaca (APLV), voltado a pacientes atendidos pelo SUS.

A medida foi protocolada nesta terça-feira (12) pela 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, após o órgão receber informações de que a fila de espera do programa chegou a 1.181 pacientes em 2026. Desse total, 552 crianças são de Fortaleza e outras 629 residem em municípios do interior do Ceará.

O programa assegura acompanhamento médico especializado e fornecimento de fórmulas alimentares específicas para crianças diagnosticadas com alergia à proteína do leite de vaca.

Segundo o Ministério Público, uma decisão judicial obtida ainda em 2015 já determinava a manutenção contínua do atendimento pelo Estado, incluindo assistência no Hospital Infantil Albert Sabin. No entanto, desde 2023, a Promotoria afirma ter recebido denúncias sobre demora excessiva para consultas e inclusão de novos pacientes.

A promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa destacou que a longa espera compromete o desenvolvimento das crianças e representa violação ao direito à saúde e à dignidade humana.

Além do atendimento imediato aos pacientes, o MP também pede que o Estado apresente um plano de expansão e descentralização do programa para municípios do interior, incluindo criação de polos regionais e melhoria na distribuição das fórmulas alimentares.

Outro pedido é a apresentação de relatórios mensais sobre o número de pacientes atendidos e os que permanecem na fila de espera. O órgão ainda solicitou aplicação de multa diária e bloqueio de verbas públicas em caso de descumprimento das determinações judiciais.

O processo tramita na 9ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Henrique Macedo
Carregar mais em CEARA
Comentários fechados

Verifique também

Moto com sinais de adulteração é apreendida pela Polícia Militar em Juazeiro do Norte

Foto: PMCE Uma motocicleta com indícios de adulteração foi apreendida por policiais milita…