Início Política Justiça determina afastamento de Capitão Vieira Neto da presidência da Câmara de Juazeiro do Norte

Justiça determina afastamento de Capitão Vieira Neto da presidência da Câmara de Juazeiro do Norte

5 Lido
Comentários desativados em Justiça determina afastamento de Capitão Vieira Neto da presidência da Câmara de Juazeiro do Norte
4
119
#



Na última segunda-feira (4), a Justiça decidiu pelo afastamento do vereador Capitão Vieira Neto (MDB) da presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. No entanto, nesta terça-feira (5), o parlamentar ainda presidiu a sessão ordinária, ele disse a reportagem que não havia sido comunicado oficialmente sobre a decisão. Capitão Vieira declarou que recorrerá assim que for notificado, e, até lá, deve permanecer no cargo. A decisão oficial ainda não foi publicada até a tarde desta terça.

Entenda o caso

O processo de afastamento começou em março de 2023, após a morte da então presidente da Câmara, Dra. Yanny Brena (PL). Após sete dias de luto, o então presidente interino, Raimundo Júnior (MDB), convocou uma eleição no dia 14 de março para definir o novo presidente. Capitão Vieira Neto foi eleito com 12 votos e assumiu o mandato para os próximos dois anos.

Entretanto, o Ministério Público do Ceará e sete vereadores entraram com ações pedindo a anulação da sessão. Os vereadores Rafael Cearense, Janú, Darlan Lobo, Rosane, Lunga, Fábio do Gás e Ednaldo Moura alegaram que a eleição foi conduzida de forma inesperada durante uma homenagem póstuma à vereadora Yanny, sem a devida comunicação de que haveria uma votação, o que impediu a inscrição de outros candidatos.

O vereador Rafael Cearense (PODEMOS), líder do governo na Câmara, afirmou: “Fomos convidados para um ato solene em homenagem à vereadora Yanny, e quando chegamos, houve a eleição da mesa, algo premeditado, mas que não foi comunicado. Nos sentimos lesados, pois tínhamos pessoas interessadas em concorrer.”

Decisão Judicial e Multa

Em 16 de setembro de 2024, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decidiu suspender a validade da sessão que elegeu Capitão Vieira Neto. O recurso do vereador foi negado, e a decisão de afastamento foi mantida, impondo uma multa de R$ 40 mil por descumprimento da ordem judicial.

Próximos passos

Segundo Erivaldo Oliveira, assessor jurídico da Câmara de Juazeiro do Norte, a decisão deve ser publicada até esta quarta-feira (6) no Diário Oficial de Justiça. Após a publicação, Raimundo Júnior assumirá interinamente a presidência até a realização de novas eleições.

“A decisão deverá ser cumprida imediatamente, e o Raimundo Júnior assumirá a presidência, enquanto o Capitão Vieira será afastado”, afirmou o assessor.

A expectativa é de que a transição ocorra sem maiores impedimentos, respeitando o prazo estipulado pela Justiça.

Essa notícia foi adaptada do conteúdo original publicado no G1 para o Cariri Notícias.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Política
Comentários fechados

Verifique também

Prisão por descumprimento da Lei Maria da Penha é registrada na cidade do Crato

Na tarde desta quinta-feira (08), a Guarda Civil Municipal do Crato, por meio da Equipe 01…