Durante a Romaria de Candeias, um dos maiores eventos religiosos de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) intensifica as ações de enfrentamento ao trabalho infantil. As atividades são conduzidas pelo Programa de Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e pela equipe de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
De quarta a sexta-feira, profissionais do AEPETI realizam fiscalizações e abordagens para orientar pais e responsáveis sobre os riscos e consequências do trabalho infantil. A iniciativa visa sensibilizar a população e impedir que crianças e adolescentes sejam submetidos a situações de vulnerabilidade durante a romaria e em outros contextos.
Paralelamente, a equipe de Abordagem Social do CREAS mantém ações até o fim de semana, identificando e oferecendo suporte a possíveis casos de exploração infantil e outras violações de direitos. O objetivo é garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, proporcionando um evento mais seguro e livre de riscos.