
O município de Juazeiro do Norte corre o risco de não ter segundo turno nas eleições de 2026. Isso ocorre porque 4.219 eleitores estão com a situação irregular junto à Justiça Eleitoral e podem ter seus títulos cancelados. A informação foi divulgada por Marcel Leonardo, chefe da Seção de Administração das Unidades de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Atualmente, a legislação eleitoral determina que apenas cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar podem ter segundo turno. Em fevereiro deste ano, Juazeiro do Norte atingiu essa marca, tornando-se, ao lado de Fortaleza e Caucaia, um dos três municípios cearenses com essa possibilidade. No entanto, se o número de eleitores regulares cair abaixo do limite devido ao cancelamento de títulos, a cidade perderá essa condição.
TRE reforça importância da regularização
Para evitar a exclusão desses eleitores e garantir a manutenção do segundo turno, o TRE-CE está mobilizando esforços para que os cidadãos regularizem sua situação até o dia 19 de maio. Aqueles que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram sua ausência ou pagaram as multas devem buscar atendimento nos cartórios eleitorais ou no Fórum Eleitoral de Juazeiro do Norte.
Além disso, o TRE está realizando um atendimento itinerante na cidade. Entre os dias 12 e 21 de março, uma unidade móvel estará disponível na Escola Izabel da Luz, localizada na Avenida Ailton Gomes, no bairro Pirajá. O funcionamento será das 8h às 17h.
Durante esse atendimento, os eleitores poderão:
- Emitir o primeiro título de eleitor
- Regularizar a situação eleitoral
- Alterar dados cadastrais
- Transferir o domicílio eleitoral
A regularização desses eleitores é fundamental para que Juazeiro do Norte continue sendo uma cidade com possibilidade de segundo turno. Além disso, garante a participação democrática da população no pleito de 2026, fortalecendo o processo eleitoral e a representatividade política do município.
Os cidadãos que estiverem em situação irregular devem buscar atendimento o quanto antes para evitar o cancelamento do título e assegurar seu direito ao voto.