
Na última segunda-feira, 9 de dezembro, Várzea Alegre registrou o primeiro óbito por Covid-19 em 2024. A vítima foi uma idosa de 100 anos, que estava internada no Hospital São Raimundo Nonato após apresentar sintomas da doença no fim de semana. Além da idade avançada, que é um fator de risco, a paciente tinha pneumonia, o que agravou seu estado de saúde e levou ao falecimento.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 12 de dezembro, pela secretária de Saúde, Angelita Ferreira, e pela coordenadora da Vigilância Sanitária, Horiana Acioly, em entrevista ao jornalista Ivan Silva, da Rádio Cultura e do portal Várzea Alegre Agora.com.
Casos ativos e medidas de precaução
Além do óbito, o município enfrenta um aumento de casos confirmados. De 30 testes realizados recentemente, 10 deram positivo. Uma pessoa está internada no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, em decorrência da doença.
Diante do cenário, a Secretaria de Saúde anunciou que retomará a publicação semanal do boletim epidemiológico no site oficial da Prefeitura. A medida busca informar a população sobre a evolução dos casos e reforçar a necessidade de cuidados preventivos.
Histórico recente da Covid-19 no município
Em 2023, Várzea Alegre também registrou um óbito causado pela Covid-19. Desde o início da pandemia, o município segue trabalhando no enfrentamento ao vírus, com campanhas de vacinação e ações educativas.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas como o uso de máscaras em ambientes fechados, higienização frequente das mãos e a vacinação, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
A comunidade está em alerta e mobilizada para conter a disseminação do vírus e evitar novos casos graves.