
No último sábado, 19 de outubro, aconteceu a segunda edição do Festival Parajejunos, evento que integra a programação da XVIII edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte (JEJUNOs). Realizado no Ginásio Poliesportivo, o festival contou com a participação de cerca de 130 crianças e adolescentes, que, acompanhados de seus familiares, cuidadores e professores, vivenciaram uma tarde repleta de esportes e inclusão.
A animação foi contagiante! Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar cinco modalidades paralímpicas: Bocha, Badminton adaptado, Vôlei sentado, Goalball e Fut5. As atividades ocorreram simultaneamente em diferentes espaços da quadra, permitindo que todos os inscritos pudessem vivenciar essas modalidades de forma acessível e inclusiva.
O principal objetivo do Festival Parajejunos é promover, de maneira lúdica, o contato com os esportes paralímpicos, incentivando a prática esportiva e a inclusão de pessoas com deficiência. O estudante Everton Rodrigues, da Escola Cívico-Militar Cícera Germano Correia, compartilhou sua satisfação com o evento: “Eu estou gostando muito porque gosto de praticar esporte e eu quero que sempre tenha o Parajejunos.”
Ao final das atividades, todos os participantes foram premiados com medalhas, em reconhecimento à sua participação e esforço. O evento também contou com a presença do rei e da rainha dos JEJUNOs, além da mascote oficial dos jogos, Juju, que animou ainda mais a festa.
O Festival Parajejunos reafirma seu compromisso em promover a inclusão e o acesso ao esporte, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para todos os envolvidos.