A noite de São Pedro, no último sábado (29), foi de pura animação no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Foi lá que aconteceu o encerramento do Festival de Quadrilhas, que por três dias reuniu muita dança, brilho e cultura nordestina.
Ao todo, 19 quadrilhas — entre infantis e adultas — se apresentaram com roupas coloridas, coreografias criativas e muito forró. Cada grupo mostrou que manter viva a tradição junina é um verdadeiro ato de amor à cultura do nosso povo.
A costureira Lúcia Nascimento fez questão de ir assistir de perto: “Acho tudo muito bonito. Tenho filhos de amigas que dançam. Mesmo com tantas mudanças, é bom ver que as quadrilhas ainda resistem. Me lembra a infância”, contou, emocionada.
Na parte infantil, o grupo Flor do Sertão brilhou e levou o título no grupo A, vencendo todas as categorias. Já no grupo B, quem fez bonito foi a quadrilha Matutinos Júnior, ficando em primeiro lugar. Tabuleiro Grande ficou em segundo e Pimpolhos da Nação em terceiro.
Entre os adultos, a já conhecida Nação Nordestina mostrou porque é campeã estadual: venceu o grupo A e todas as categorias individuais. Rochedo Matutinos ficou em segundo e Lar do Sertão em terceiro.
No grupo B adulto, o destaque foi a Chapéu de Palha, que levou o primeiro lugar. Liz de Ouro ficou com a segunda colocação, seguida pela Quadrilha Gonzagão.
Mais do que competição, o festival foi uma grande celebração das nossas raízes. Um espaço onde cada passo de dança representa história, resistência e orgulho de ser nordestino.
O evento foi organizado pela Comunidade Zaíla Lavor com apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, e contou com patrocínio da Caixa Econômica, Enel e Banco do Nordeste.














