
De 12 a 18 de maio, a Fundação Memorial Padre Cícero promove uma exposição inédita durante a 23ª Semana Nacional de Museus. Intitulada “Meu Padim Ciço: me ensina uma meizinha”, a mostra reúne cartas enviadas por romeiros a Padre Cícero, além de correspondências escritas pelo sacerdote.
A exposição foi inspirada no tema da 23ª Semana Nacional de Museus — “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” — e destaca uma das subáreas da proposta: o patrimônio imaterial. Os documentos expostos revelam uma herança cultural coletiva, evidenciada nas práticas de cuidado com a saúde, formas de comunicação da época e tradições herdadas das comunidades indígenas que viveram no Cariri.
Nas cartas, os romeiros buscavam os conselhos do Padre Cícero e solicitavam “meizinhas”. Em suas respostas, o sacerdote indicava o uso de ervas e raízes medicinais, práticas comuns para o tratamento de doenças na época. Além da exibição das cartas, o público poderá visitar um espaço sensorial com algumas das plantas mencionadas nas correspondências.
A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A iniciativa reúne instituições culturais de todo o país, com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural e fortalecer o vínculo entre museus e sociedade.