De janeiro até este domingo (26), dez policiais militares foram vítimas de assassinato no Ceará. O caso mais recente ocorreu em Porteiras, no Cariri cearense, onde o sargento da reserva remunerada João Genival Martins foi morto.
Durante o ataque contra João Genival, outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas para unidades de saúde. O sargento estava afastado da polícia desde 2011 e, em 2020, foi detido sob suspeita de ter cometido um homicídio a pedido da esposa da vítima. Além desse caso, ele também enfrentava acusações de violência doméstica e estava sob monitoramento eletrônico no momento do crime.
O número de policiais mortos neste ano representa o maior registro desde 2020, quando nove foram assassinados ao longo do ano. A maioria dos agentes mortos estava de folga no momento dos crimes, sendo quatro deles da reserva remunerada.
Segue a lista dos policiais mortos no Ceará de janeiro a maio:
– 21 de janeiro: Policial militar Félix Batista de Almeida Neto, 35 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto em Fortaleza.
– 21 de janeiro: Soldado da Polícia Militar Jean Rodrigues Granjeiro, 28 anos, foi baleado fatalmente durante uma ocorrência em Ubajara.
– 12 de fevereiro: Soldado Bruno Lopes Marques, 27 anos, foi assassinado a tiros enquanto estava de folga em Fortaleza.
– 15 de março: Tenente da reserva da Polícia Militar Francisco Luiz Rodrigues de Lima, 58 anos, morreu após um tiroteio com suspeitos em Fortaleza.
– 22 de março: Cabo Geldson Coelho de Araújo foi morto a tiros durante um assalto em Fortaleza.
– 3 de abril: Terceiro sargento Antônio Carlos Sousa, 45 anos, foi assassinado a tiros enquanto trafegava de moto em Fortaleza.
– 9 de maio: Sargento Geilson Pereira Lima, 49 anos, foi morto a tiros em Icó.
– 12 de maio: Cabo José Heliomar Adriano de Souza Filho, 42 anos, foi assassinado a tiros em Fortaleza.
– 21 de maio: Cabo José Hélio Ribeiro, conhecido como Doquinha, 69 anos, da reserva remunerada, foi morto a tiros em Fortaleza.
– 26 de maio: Sargento da reserva remunerada da Polícia Militar João Genival Martins, 54 anos, foi morto a tiros em Porteiras.