
Uma mãe solo, moradora de Juazeiro do Norte, entrou em contato com o Cariri Notícias para relatar dificuldades em agendar consultas de fonoaudiologia e terapia ocupacional para o seu filho, que possui necessidades específicas de tratamento. Segundo a mãezinha, a espera já dura seis meses, e ao buscar informações sobre o andamento dos agendamentos, foi informada de que os serviços estariam suspensos após as eleições municipais.
“Fui atrás de saber se o agendamento com a fonoaudióloga e a terapia ocupacional do meu filho saiu, pois já estava 6 meses esperando, e quando chego lá, o que me informaram foi que depois das eleições não estão marcando. Queria um parecer do prefeito, pois só quem é mãe sabe o que é você querer ajudar seu filho e não está em seu alcance. Eu não tenho condições de custear esses tratamentos do meu bolso”, relatou a mãe ao Cariri Notícias.
Ainda segundo ela, vários canais de imprensa foram acionados, mas apenas o Cariri Notícias respondeu ao apelo.
Resposta da Secretaria de Saúde
Diante da denúncia, a equipe do Cariri Notícias entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), que enviou uma nota de esclarecimento.
Na nota, a Sesau informou que os atendimentos terapêuticos pediátricos continuam funcionando normalmente no município. Reconheceu, no entanto, a existência de uma fila de espera e atribuiu parte desse problema ao fluxo migratório de pacientes vindos de outros municípios em busca de atendimento na rede de saúde de Juazeiro.
“A Sesau enfatiza que vem trabalhando continuamente, traçando estratégias para melhorar o atendimento e garantir que todos os que aguardam sejam contemplados. Entre os fatores que contribuem para o aumento da fila, está justamente o fluxo migratório de pessoas provenientes de outros municípios, que chegam a Juazeiro em busca de tratamento”, diz a nota.
A secretaria também destacou que tem dialogado com outras prefeituras para estabelecer uma Programação Pactuada e Integrada (PPI), que permitirá apoio financeiro e ajuda no atendimento dessas demandas externas.
Centro Especializado de Reabilitação previsto para 2025
Como medida de longo prazo, a Sesau informou que está prevista, para 2025, a entrega de um Centro Especializado de Reabilitação (CER). O equipamento ampliará a oferta de atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, otorrinolaringologia, neuropediatria e outras especialidades.
Além disso, foi ressaltado que o município aumentou, nos últimos anos, de três para seis clínicas conveniadas ao SUS, conseguindo atender mais de 3.000 crianças – sete vezes mais do que em gestões anteriores.
“A Secretaria de Saúde se coloca à disposição para quaisquer outras dúvidas e reforça que o atendimento pediátrico é prioridade em Juazeiro do Norte”, conclui o comunicado.
Apoio necessário
O caso evidencia a angústia de mães e responsáveis que enfrentam dificuldades na busca por tratamentos para seus filhos. Embora avanços tenham sido mencionados pela gestão, situações como esta mostram que ainda há desafios a serem superados.
O Cariri Notícias segue acompanhando o caso e continuará cobrando soluções para garantir que o direito à saúde, especialmente para crianças com necessidades específicas, seja respeitado.