O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta segunda-feira (13), as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. De acordo com o cronograma revelado pelo instituto no Diário Oficial da União (DOU), o Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.
Para participar do exame, os interessados poderão se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. A taxa de inscrição permanece em R$ 85, com opções de pagamento via boleto, PIX ou cartão de crédito até 12 de junho.
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado hoje mesmo pelo Inep. Vale ressaltar que a aprovação da isenção não garante a inscrição automática; é necessário realizar o procedimento de inscrição para confirmar a participação no exame.
O Enem 2024 seguirá o mesmo formato do ano anterior, com a prova sendo dividida em dois domingos consecutivos. No primeiro domingo (3/11), os participantes responderão questões de Linguagens, Ciências Humanas e farão a redação. Já no segundo domingo (10/11), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Os horários de aplicação das provas permanecem os mesmos: abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início das provas às 13h30, término às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia.
O Enem, ao longo dos anos, tornou-se a principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu e do Prouni, além de ser utilizado por instituições de ensino públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, os resultados individuais do exame podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal, facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior no país europeu.