Início Saúde Ceará inicia campanha de vacinação contra a gripe com grupos prioritários

Ceará inicia campanha de vacinação contra a gripe com grupos prioritários

6 Lido
Comentários desativados em Ceará inicia campanha de vacinação contra a gripe com grupos prioritários
4
25
#



O Ceará iniciou nesta segunda-feira (11) a campanha de vacinação contra a gripe. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados os grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS). A meta desta fase é alcançar 90% da cobertura vacinal do público-alvo em todo Ceará. As secretárias Onélia Santana, da Proteção Social, e Tânia Mara Coelho, da Saúde do Ceará, além de outras autoridades, participaram do lançamento da campanha no Vapt Vupt de Messejana, em Fortaleza.

Segundo a titular da Sesa, a antecipação da campanha nacional para o mês de março é fundamental na imunização principalmente da Região Nordeste. “No Ceará estamos com 2.500 salas de vacinação e três Vapt Vupts [Messejana, Papicu e Antônio Bezerra] em Fortaleza. A campanha se inicia com os grupos prioritários, que são as pessoas que mais tendem a ter complicações da gripe. A gripe é uma infecção viral que pode evoluir para uma infecção respiratória grave, uma insuficiência respiratória, e o paciente pode vir a óbito. Portanto, a gente pede muito, conclama a população cearense para que procure um posto de saúde para se vacinar, fazer seu reforço anual”, ressalta Tânia Mara Coelho.

Além da vacina contra a gripe, a população também terá à disposição imunizantes contra outras doenças, como a covid-19, por exemplo.

Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária Onélia Santana destaca a estratégia em disponibilizar os Vapt Vupts como pontos de vacinação. “Essa ideia surgiu para que a gente possa alcançar o público que mais precisa. Dar esse acesso à população é muito importante. Estamos descentralizando esses serviços para bem mais perto das pessoas, para facilitar a vacinação do grupo prioritário. Vamos vacinar nossas crianças para que elas estejam seguras e, com isso, proteger outras crianças”, pontua a titular da Proteção Social.

A fortalezense Ivanira de Sousa, de 36 anos, é mãe da Maitê, de 9 meses, e sabe da importância de imunizar a filha. “Eu vim resolver a identidade da Maitê, e tive a surpresa de encontrar a vacinação no Vapt Vupt. É bom porque eu ia ao posto de saúde depois daqui. Além de economizar tempo, minha filha agora está protegida contra a gripe e febre amarela. A gente se preocupa quando sabe que o quadro de gripe aumentou, né? Por isso é muito importante vacinar”, considera.

Suliano Garcia, 53, também aproveitou a ida ao Vapt Vupt e atualizou a caderneta de vacinação. “Tomei a da gripe e da covid hoje. É necessário tomar, para evitar futuramente uma doença. Sendo para o meu benefício, eu vou tomar”, garante.

Para que o Ceará continue avançando na cobertura vacinal, uma das ações tem sido o diálogo da Saúde com outras áreas, a fim de sensibilizar e engajar a população. É que explica o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta): “Trabalhar saúde na escola contempla vacina, checagem e atualização de cartão vacinal. Além disso, também tem um potencial muito importante de educação e saúde. Isso é capaz de incentivar, estimular, motivar as crianças para, digamos assim, serem capazes de ter isso, a partir daquele momento, para o resto da sua vida, uma série de ações de saúde”.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Saúde
Comentários fechados

Verifique também

Moradores denunciam situação precária na Praça Professora Norma Ribeiro Mendonça em Juazeiro do Norte

Uma denúncia preocupante foi enviada ao Cariri Notícias por uma seguidora, relatando um gr…