Início Cariri Direitos de pessoas com doenças raras foram debatidos em evento realizado em Iguatu

Direitos de pessoas com doenças raras foram debatidos em evento realizado em Iguatu

2 Lido
Comentários desativados em Direitos de pessoas com doenças raras foram debatidos em evento realizado em Iguatu
4
29
#



Nessa quinta-feira (29), é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras. A data é um alerta de conscientização social sobre a necessidade de inclusão de pessoas com doenças raras enquanto sujeitos de direitos. Para debater esse assunto, a Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih) participou do I Seminário sobre Doenças Raras de Iguatu, realizado na última quarta-feira (28) no município do Centro-Sul do Estado.

As doenças raras são condições de saúde que afetam um pequeno número de pessoas em comparação com outras doenças, sendo comumente crônicas, progressivas, degenerativas e até incapacitantes. Pessoas com doenças raras são consideradas pessoas com deficiência, e muitas vezes necessitam de adaptações para viver em igualdade na sociedade.

O tema foi debatido na programação realizada pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de Iguatu e pelas instituições Mães Guerreiras e Tatá Mãe de Príncipes. Estiveram presentes autoridades do município, associações da sociedade civil e estudantes universitários.

O coordenador de políticas para pessoas com deficiência, Lucas Maia, e a orientadora de célula da coordenadoria, Estrela Rodrigues, representaram a Sedih na programação. “Os desafios enfrentados pelas pessoas com doenças raras, assim como por outras pessoas com deficiência, precisam ser reconhecidos. Com esse reconhecimento podemos fomentar o debate público sobre inclusão e acessibilidade”, afirmou Lucas.

 

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Moradores denunciam situação precária na Praça Professora Norma Ribeiro Mendonça em Juazeiro do Norte

Uma denúncia preocupante foi enviada ao Cariri Notícias por uma seguidora, relatando um gr…