
O Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna, anunciou em coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira (3), a programação da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha. A programação se inicia no sábado, dia 3, com a Noite das Solteironas e seguirá até o próximo dia 17, com o Festival de Quadrilhas Juninas.
O palco da tradicional Noite das Solteironas estará montado na Rua da Matriz e contará com shows de Fábio Carneirinho e João Cláudio Moreno. No domingo (4), o dia do cortejo inicia com Alvorada Festiva às 5h da manhã e com a tradicional Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, às 9h. Após a Santa Missa, os grupos folclóricos desfilam no corredor cultural, localizado na Rua do Vidéo.
No centro da cidade, estarão instalados três palcos, o do Largo do Rosário contará com apresentação de D’do Norte, Ítalo Queiroz, Alcimar Monteiro e Elba Ramalho. Na Praça da Estação se apresentarão Maninho e Banda, Waldonys e Jorge Altino. O Marco Zero, receberá Forró Tapera, Joãozinho do Exu, Luiz Fidelis e Santana o Cantador.
A programação também contará com a Quarta do Forró, com apresentação do Wawá Pinho, Gustavinho e Aroldinho e Taty Girl. No Dia dos Namorados, os casais poderão curtir o som de Paulo Breno, Marcelo e Raian e Bonde do Brasil.
O encerramento das festividades acontecerá no dia 13 de junho, com a Procissão em Homenagem a Santo Antônio e Show religioso com o Padre Fábio de Melo que será realizado no Santuário de Santo Antônio, a partir das 19h.
“Este ano organizamos uma festa mais eclética do ponto de vista dos artistas regionais e nacionais. Nossa festa se tornou patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão dos nossos grupos culturais. Portanto, estaremos todos juntos, no dia 04, e durante toda a programação da festa, fazendo valer nossa identidade, cultura e tradição”, pontuou o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna.
Para o Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, a expectativa é que o município receba um grande público ao longo das festividades. “Estamos avançando nos preparativos da Festa. A expectativa é recebermos cerca de 500 mil pessoas ao longo dos dias de festividades, é uma festa que movimenta nossa economia, nosso comércio. Este ano, estamos focando também na ornamentação da cidade, teremos portal de entrada, ornamentação dos palcos e no santuário de santo Antônio. Enfim, estamos preparando nossa cidade, para fazer uma festa que mantenha nossas tradições e abra as festividades juninas no Nordeste”, disse o Chefe do Executivo.
Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO
DIA 03/06- SÁBADO – NOITE DAS SOLTEIRONAS – RUA DA MATRIZ | 20H- APRESENTAÇÖES ARTISTICAS
• JOẢO CLÁUDIO MORENO
• FÁBIO CARNEIRINHO
DIA 04/06 – DOMINGO – ABERTURA DOS FESTEJOS
• 5H- ALVORADA FESTIVA
• 9H – CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA NA IGREJA MATRIZ DE SANTO
ANTÔNIO
• 11- DESFILE DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS NO CORREDOR CULTURAL
NA RUA DO VİDE0 ATÉ O LARGO DO ROSÁRIO
• 14H -INICIO DAS APRESENTAÇÕES ARTISTICAS
PALCO 01 – LARGO DO ROSÁRIO
D’ DO NORTE
• ITALO QUEIROZ
• ALCIMAR MONTEIRO
• ELBA RAMALHO
PALCO 02 – PRAÇA ENGENHEIRO DORIA (PRAÇA DA ESTAÇÃO)
• MANINHO E BANDA
• WALDONYS
• JORGE DE ALTINO
PALCO O3 – MARCO ZERO
• FORRÓ TAPERA
• JOÃOZINHO DO EXU
• LUIZ FIDELIS
• SANTANAA O CANTADOR
DIA 07/06 – QUARTA DO FORRÓ | 20H – LARGO DO ROSÁRIO
• WAWÁ PINHO
• AROLDINHO
• TATY GIRL
DIA 12/06 – SEGUNDA-FEIRA / DIA DOS NAMORADOS | 20H – LARGO DO ROSÁRI0
• PAULO BRENO
• MARCELO E RAIAN
• BONDE DO BRASIL
DIA 12/06 – SEGUNDA-FEIRA/ CASAMENTO COLETIVO DAS NOIVAS DE SANTO ANTÔNIO
• 15H – INICIO DO CORTEJO DOS NOIVOS, SAINDO DO LARGO DO
ROSÁRIO ATÉ A IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
• 16H – INICIO DA CELEBRAÇÃO
DIA 13/06 – TERÇA-FEIRA / DIA DE SANTO ANTÔNIO
• 9H – MISSA DE ENCERRAMENTO NA IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
• 16H PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO SAINDO DA CASA DE
MARCIANO TELES DUARTE, AV. PAULO MAURICIO, CENTRO.
• 19H – SHOW RELIGIOSO NO SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO
PADRE FÁBIO DE MELO
DIA 16 E 17/06 – SEXTA E SÁBADO
• FESTIVAL DE QUADRILHAS
LOCAL: QUADRA DO COMPLEXO MAIS INFÂNCIA, VILA SANTO ANTÔNIO