
Na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto, policiais civis da Delegacia Regional do Crato, através do Núcleo de Homicídios, cumpriram dois mandados de prisão preventiva expedidos contra Vanessa da Silva Teles. Os mandados foram emitidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Crato, referentes aos crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado.
As investigações realizadas pela Polícia Civil apontaram Vanessa como uma das responsáveis pela morte de José Cristiano da Silva Freitas, conhecido como “Galeguinho”. O crime ocorreu em 10 de junho de 2023, quando a vítima foi alvejada com disparos de arma de fogo na cabeça. O autor dos disparos foi um homem que chegou ao local do crime de motocicleta, acompanhado de sua companheira.
Após apurações conduzidas pelo Núcleo de Homicídios, foi confirmado que o crime foi praticado pelo casal Jefferson Carlos Nascimento dos Santos, vulgo “Peta”, e Vanessa da Silva Teles. A motivação do homicídio foi uma vingança pela morte de Wermesson Elpídio Ferreira, parente de Vanessa, em 2020, crime no qual José Cristiano havia participado, junto com **Cícero Ronaldo**.
Ainda de acordo com as investigações, em 2023, Cícero Ronaldo foi alvo de uma tentativa de homicídio, também pelo casal. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo, feitos por Jefferson “Peta”, e por uma facada desferida por Vanessa, que o atingiu no peito.
No momento do cumprimento do mandado de prisão de Vanessa, seu companheiro, Jefferson “Peta”, conseguiu fugir ao pular muros de residências próximas, e permanece foragido, com mandado de prisão em aberto.
Após os trâmites na Delegacia Regional, Vanessa foi encaminhada para a realização de exame de corpo de delito na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), e, em seguida, transferida para a Cadeia Pública Feminina do Crato, onde ficará à disposição da Justiça.