
Na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, uma equipe do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) de Juazeiro do Norte, foi acionada para resgatar um animal silvestre na zona rural do município de Icó. A solicitação foi feita pela senhora Francisca Iracildes, que relatou a presença de um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) ferido após um incêndio na região do Sítio Palmares.
Às 10h, a equipe da VTR BPMA 49, composta pelo 1° Sargento PM Feitosa, Soldado PM Anailton e Soldado PM Pollyana, chegou ao local e constatou que o animal estava com várias queimaduras, principalmente nas patas e no focinho. O tamanduá-mirim, adulto, foi resgatado com segurança pelos policiais.
Após o resgate, o tamanduá-mirim foi levado para uma Clínica Veterinária, em Juazeiro do Norte, especializada no tratamento de animais silvestres. Lá, o animal recebeu os cuidados necessários para tratar as queimaduras. Segundo os veterinários, o tamanduá sofreu queimaduras nas quatro patas e no focinho, mas está em condição estável.
Após a recuperação inicial, o tamanduá-mirim passará por um período de triagem na ONG BiodiverSe, que cuida da reabilitação e reintegração de animais silvestres ao seu habitat natural. Assim que estiver totalmente recuperado, o animal será devolvido à natureza.
O resgate bem-sucedido ressalta a importância do trabalho da Polícia Ambiental e da colaboração da comunidade na preservação da fauna local. A atuação rápida e eficiente dos policiais e o apoio especializado das instituições veterinárias e ONGs foram essenciais para garantir a sobrevivência e a recuperação do tamanduá-mirim.