
Em uma operação coordenada pela Polícia Civil do Ceará, deflagrada na manhã de quinta-feira, 22 de agosto, 15 pessoas foram presas por suspeita de envolvimento com grupos criminosos atuantes na capital Fortaleza, na região Norte e na região do Cariri Sul do Estado. A ação faz parte da sétima fase da operação “Demote”, que tem como objetivo combater a atuação de organizações criminosas no Ceará.
As capturas ocorreram em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, abrangendo um total de 15 municípios cearenses. Ao todo, 27 homens, com idades entre 18 e 41 anos, foram alvos da operação, sendo investigados por integrar organizações criminosas armadas e por possíveis envolvimentos em crimes como homicídio, tráfico de drogas e roubos nas regiões Norte e Cariri.
Durante a operação, 15 mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra suspeitos que ainda estavam em liberdade. Dentre os presos, cinco foram capturados em Juazeiro do Norte, três em Sobral e os demais em Fortaleza. Todos os alvos estavam com mandados de prisão preventiva em aberto pelo crime de integrar organização criminosa armada.
Após as capturas na capital, os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde os procedimentos necessários para o cumprimento das ordens judiciais foram realizados. Os presos agora estão à disposição do Poder Judiciário.
Além das prisões efetuadas, outros 12 mandados foram cumpridos contra indivíduos que já se encontravam recolhidos no sistema penitenciário, totalizando 27 mandados de prisão cumpridos na operação. A Draco continua com as investigações em andamento, visando identificar e prender outros suspeitos de envolvimento com grupos criminosos no Estado.
Investigações
A operação “Demote” foi conduzida pela Draco, uma unidade especializada da Polícia Civil do Ceará, e contou com o apoio das delegacias regionais de Juazeiro do Norte e de Sobral. Os trabalhos operacionais também envolveram o Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), o Departamento de Inteligência Policial (DIP), o Departamento de Polícia Judiciária Interior Sul (DPJI Sul) e o Departamento de Polícia Judiciária Interior Norte (DPJI Norte).
As investigações continuam em curso, com o objetivo de desarticular completamente os grupos criminosos que atuam no Ceará, protegendo assim a segurança pública e garantindo a aplicação da lei em todo o Estado.