Início Cariri Novo decreto determina toque de recolher e fechamento de espaços públicos no Ceará; veja medidas

Novo decreto determina toque de recolher e fechamento de espaços públicos no Ceará; veja medidas

9 Lido
Comentários desativados em Novo decreto determina toque de recolher e fechamento de espaços públicos no Ceará; veja medidas
4
539
#



O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta quarta-feira (17), toque de recolher das 22h às 5 horas em todo o Ceará. A decisão vale até o dia 28 de fevereiro. Outra medida é a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas. E todos os espaços públicos fecharão às 17h.

Todas as medidas valem a partir desta quinta-feira (18), com exceção das aulas – que voltam a ser exclusivamente remotas na sexta-feira (19).

O novo decreto de isolamento social estende algumas restrições definidas para o período de Carnaval, incluindo barreiras sanitárias nos municípios cearenses, com controle do transporte intermunicipal, e horário reduzido de atividades econômicas que não oferecem serviços considerados essenciais. Aos fins de semana, todo o comércio só poderá funcionar até as 17 horas.

Além disso, todo o funcionalismo público não essencial trabalhará de forma remota. E o Governo recomenda que o setor privado faça o mesmo. Festas seguem proibidas em quaisquer ambientes.

A decisão busca conter o avanço de casos do novo coronavírus no Estado, que tem causado alta nas taxas de ocupação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltados para pacientes com Covid-19.

Toque de recolher

Segundo o decreto do Governo do Estado que define as novas medidas, a circulação de pessoas entre 22h e 5 horas do dia seguinte é proibida, exceto para as seguintes atividades:

I – serviços públicos essenciais;
II – farmácias;
III – indústria;
IV – supermercados/congêneres;
V – postos de combustíveis;
VI – hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência;
VII – laboratórios de análises clínicas;
VIII – segurança privada;
IX – imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;
X – funerárias.

Além disso, podem circular os serviços de entrega e profissionais que exerçam “exercício da advocacia na defesa da liberdade individual”.

Ainda segundo o decreto, restaurantes de hotéis, pousadas e congêneres poderão funcionar, de segunda a sexta, das 20h às 22h, bem como aos sábados e domingos, das 15h às 22h, “desde que exclusivamente para o atendimento de hóspedes”.

Veja as medidas definidas pelo Governo do Ceará

As ações valem até 28 de fevereiro

1 – Toque de recolher em todo o Ceará, todos os dias, das 22h às 5h;

2 – Comércio funcionará de segunda a sexta até as 20h. Depois deste horário, só funcionarão os que oferecem serviços essenciais;

3 – Aos fins de semana, restaurantes e estabelecimentos congêneres só poderão funcionar até 15h, e comércio, incluindo shoppings, até 17h;

4 – Espaços públicos serão fechados todos os dias a partir das 17h, com proibição de circulação;

5 – Suspensão das aulas presenciais nas escolas e universidades públicas e privadas a partir de sexta-feira (19). Atividade permanecerá apenas de forma remota;

6 – Barreiras sanitárias em Fortaleza, com fiscalização na saída e chegada do transporte intermunicipal; governador recomendará aos prefeitos dos municípios cearenses que façam o mesmo;

7 – Permissão de transporte intermunicipal, desde que haja fiscalização na entrada e na saída das cidades;

8 – Funcionalismo público atuará de forma remota, exceto as atividades essenciais;

9 – Recomendação para que o setor privado trabalhe de forma remota.

Situação preocupante

“São medidas duras, difíceis de serem tomadas, mas têm apenas um objetivo: proteger a vida do cearense”, destacou Camilo durante o anúncio. Ele frisou que, em um mês, o número de pessoas com Covid-19 precisando de leito de UTI quase triplicou no Estado. O governador ainda destacou que a velocidade de transmissão do vírus é “exponencial” em Fortaleza e no Interior.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Ceará chegou a 87,63% nesta quarta. Quando considerados somente os leitos de UTI Adulto, o percentual chega a 90,19%. As informações são do IntegraSUS.

“No pico da pandemia, no ano passado, a demanda da UTI era da ordem de 29 pessoas por dia e atingimos só 17 solicitações agora, no mês de fevereiro. Todos os indicadores vão na direção de que a gente atinge o pico e há possibilidade matemática e científica de que a gente possa ultrapassar o pico – o que nos preocupa. Estamos ampliando os leitos de enfermaria e de UTI, a fiscalização para evitar aglomeração e preservar a saúde das pessoas”, explicou o prefeito Sarto Nogueira.

“Esse é mais um momento que precisamos de união. Governador e prefeito colocaram medidas mais restritivas pois servem para reduzir a circulação viral; para que possamos garantir que os mais vulneráveis tenham tempo de se vacinar, com a previsão de finalizar até o final de março para pessoas acima de 60 anos, e evitar o esgotamento pelo serviço de saúde pública”, informou o secretário da Saúde, Dr. Cabeto.

Por: Diário do Nordeste

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por 
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Idosas do João Cabral Fazem Passeio Cultural em Santana do Cariri

Um grupo de idosas do bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, viveu um dia especial nest…