#



Às 22h20 deste domingo (10), o Monsenhor José Alves de Oliveira faleceu, vítima de insuficiência respiratória aguda. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 7 de dezembro, tendo  dado entrada na UTI do Hospital da Unimed, em Juazeiro do Norte, após suspeita de convulsão e baixo nível de sódio no sangue. Ele fez 85 anos no dia 21 de dezembro.

Monsenhor José Alves foi ordenado sacerdote por Dom Vicente Matos, no dia 30 de setembro de 1962. Ele era natural de Lavras da Mangabeira e foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores e capelão da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, entre os anos de 1972 a 1988.

Também foi o baluarte da comunidade paroquial Menino Jesus de Praga, da qual foi pároco durante os anos de 1990 a 2012. Mesmo aposentado de suas funções paroquiais e com limitações, em decorrência da idade e da saúde debilitada, fazia questão de rezar missa às terças, quintas e sábados às sete horas noite; e aos domingos, durante a manhã, na Igreja Matriz do Menino Jesus, além de prestar assistência pastoral à comunidade de São Pedro, Apóstolo, no bairro Tiradentes, onde reside.

Segundo informações da Diocese do Crato, o funeral será na Capela de São Pedro Apostolo, no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, até as 16h desta segunda (11); depois o corpo será transladado até a Capela do Socorro e Basílica Santuário, no centro da cidade. Às 17h30, chega ao bairro Novo Juazeiro, onde será velado até a terça (12).

A missa com exéquias será às 9h, seguida de sepultamento, na Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga. A página da Diocese de Crato fará a retransmissão via Facebook. Todos os protocolos de biossegurança, como uso de máscara de proteção facial, álcool em gel e distanciamento social devem ser mantidos. A paróquia também recomenda não ultrapassar o cordão de isolamento, onde se encontra o corpo do Monsenhor.

Por meio de nota, o bispo diocesano Dom Gilberto Pastana expressou suas sentidas condolências ao mesmo tempo em que agradeceu a Deus “pelos frutos e pelo bem que este nosso querido irmão fez ao serviço da Igreja de Crato”. Leia na íntegra:

Nota de pesar pelo falecimento do Monsenhor José Alves de Oliveira

Neste domingo, dia 10 de janeiro, quando celebramos a Festa do Batismo do Senhor associada à nossa páscoa semanal, recebemos a notícia do falecimento do querido Monsenhor José Alves de Oliveira. As palavras que rezamos na Oração Eucarística II indicam-nos a centralidade da nossa fé e há de nos consolar neste momento de tristeza: “Concedei-lhe que, tendo participado da morte de Cristo pelo Batismo, participe, igualmente, da Sua Ressurreição”.

Monsenhor José era um dos padres mais idosos de nosso clero. Foi vitimado por uma insuficiência respiratória aguda, após um mês de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Natural de Lavras da Mangabeira tinha 85 anos, dos quais 58 foram dedicados ao sacerdócio.

Mesmo aposentado de suas funções paroquiais e com limitações, em decorrência da idade e da saúde fragilizada, não deixou de ser presença espiritual e fraterna na vida de quantos lhe chegavam e continuou celebrando os santos mistérios na Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte, da qual foi pároco entre os anos de 1990 a 2012, além de assistir pastoralmente a Comunidade São Pedro, Apóstolo, no bairro Tiradentes, nas proximidades de sua casa. Agradecemos a Deus pelos frutos e pelo bem que este nosso querido irmão fez ao serviço da Igreja de Crato.

Nesta hora de tristeza, mas também de esperança no Ressuscitado, enviamos nossa solidariedade à família, aos filhos espirituais, aos amigos e aos paroquianos do Menino Jesus de Praga.

Confiamos a Deus a alma do Monsenhor José, por intercessão de Nossa Senhora da Penha, rainha e padroeira desta diocese, para que o receba entre os santos do Céu.

Em Cristo,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo diocesano de Crato

Fonte: Com informações da Diocese do Crato
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por 
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

CPRAIO prende homem com espingarda artesanal durante abordagem em Aurora

Foto: PMCE Um homem de 23 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo nesta sexta-feir…