Início Cariri Juazeiro do Norte será contemplada pelo programa Município Mais Seguro

Juazeiro do Norte será contemplada pelo programa Município Mais Seguro

3 Lido
Comentários desativados em Juazeiro do Norte será contemplada pelo programa Município Mais Seguro
0
107
#



Foto e vídeo: Jota Ribeiro

O secretário de Segurança de Juazeiro do Norte, Cláudio Luiz, representou a cidade em Brasília no lançamento do programa Município Mais Seguro, iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, que visa trazer benefícios às guardas municipais de todo o país.

Segundo Cláudio, o programa inicialmente atende guardas com efetivo acima de 200 membros, e a Guarda Municipal de Juazeiro, com 310 profissionais, se enquadra nesse critério. “Estamos entre as 93 guardas municipais do Brasil com mais de 200 integrantes. O Governo Federal trará um recurso de R$ 170 milhões para fortalecer projetos relacionados às guardas, como o patrulhamento da Patrulha Maria da Penha e a ampliação das bases de segurança comunitária”, explicou.

O secretário destacou que os recursos também permitirão a aquisição de equipamentos essenciais, como armamento não letal, coletes balísticos e sistemas de rádio comunicação, áreas que enfrentam limitações orçamentárias. Além disso, o programa oferecerá atendimento à saúde mental dos guardas, incluindo acesso a psicólogos e psiquiatras, reforçando o suporte já existente pelo Núcleo de Assistência Psicossocial (NAP) do município.

Durante o evento, Luiz também comentou sobre a discussão da inclusão da Guarda Municipal na Constituição Federal, no Artigo 144, e a possibilidade da guarda receber a nomenclatura de Polícia Municipal. “O governo apoia a inclusão e a nomenclatura de Polícia Municipal, e a maioria da oposição também. A perspectiva é que isso seja aprovado até o início do próximo ano”, afirmou.

O secretário ressaltou a importância da Polícia Municipal para o controle dos territórios municipais, especialmente no enfrentamento à criminalidade organizada, e para o fortalecimento da segurança comunitária. “Quem melhor pode ocupar e controlar os territórios são os municípios, que têm escolas, creches e unidades de saúde espalhadas. A Polícia Municipal será fundamental para patrulhamento e segurança comunitária”, concluiu.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Henrique Macedo
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Agricultor morre após colisão entre carro e moto na CE-388, na zona rural de Crato

Foto: Reprodução Um homem de 38 anos morreu após um acidente de trânsito registrado na noi…