#


https://caririnoticias.com.br/saiba-como-anunciar
https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/
https://caririnoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/06/uvaeverdedecoracoescaririceara.png

Nesta sexta-feira (21), uma parte da tubulação que faz a barragem do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco em Jati, rompeu. Cerca de 2 mil moradores foram evacuados num raio de 2 quilômetros do local. A ruptura aconteceu um dia após a comporta ter sido inaugurado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Apesar da situação, o rompimento não gerou danos a residências e nem alagamento. Imagem mostram como ficou o local nesta manhã:

foto: reprodução/redes sociais.


O Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pela obra, publicou uma nota nesta manhã acerca do assunto afirmando que ainda não foi possível avaliar se a barragem sofreu danos com o forte fluxo de água. A pasta disse que o vazamento já foi solucionado e que a evacuação ocorre de forma preventiva.

Veja a nota na íntegra:

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que equipes técnicas da Pasta já estão na Barragem Jati (CE) para avaliar a estrutura que registrou um vazamento em um dos condutos no final da tarde desta sexta-feira (20). Os trabalhos de manutenção já foram iniciados e os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) estão mantidos.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, estão em deslocamento neste momento para acompanhar de perto a situação na barragem. Especialistas em segurança de barragens e em gestão de riscos também compõem a equipe da Defesa Civil Nacional enviada ao local.

Apesar de o vazamento ter sido contido poucas horas após a ocorrência, existia a dificuldade de avaliação técnica da estrutura, por conta da falta de iluminação naquele momento. Como a prioridade é zelar pelas vidas e garantir a segurança da população em primeiro lugar, o MDR decidiu evacuar as cerca de 2 mil pessoas, residentes no raio de 2 km da Barragem Jati, na noite de ontem e nesta madrugada. A medida seguiu o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura.

Com o apoio do MDR e das Defesas Civis nacional, estadual e municipal, essas famílias foram levadas para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos até que sejam feitas todas as avaliações técnicas das estruturas do reservatório.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 + 7 =

Verifique também

Prefeito apresenta projeto de lei com novo piso salarial dos Agentes de Saúde e de Endemias

Nesta segunda-feira, 4, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, acompanhado do s…