Início Saúde Hospital Regional do Cariri realiza campanha de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Hospital Regional do Cariri realiza campanha de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

4 Lido
Comentários desativados em Hospital Regional do Cariri realiza campanha de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais
3
50
#



Nesta quarta-feira dia 8 de maio, o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, estará realizando um evento para marcar o início do mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), conhecido como Maio Roxo. O objetivo é sensibilizar tanto a população quanto os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessas condições.

As DIIs são condições crônicas que afetam principalmente o intestino grosso, impactando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A Dra. Marcya Moanna, gastroenterologista e hospitalista no HRC, explica que a etiologia dessas doenças é considerada autoimune, sendo influenciada por fatores como predisposição genética, microbiota intestinal, dieta e estresse.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), há uma maior incidência dessas doenças em indivíduos com idades entre 15 e 40 anos, com um aumento recente nos casos no Brasil, sendo a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa as DIIs mais comuns. Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia, sangramento nas fezes, perda de peso, mal-estar, indisposição e anemia.

Para disseminar informações cruciais sobre as DIIs, o HRC está organizando um evento no dia 8 de maio, dividido em duas sessões. Pela manhã, das 10h às 11h10, serão oferecidas orientações aos acompanhantes dos pacientes, abordando temas como a natureza das DIIs, importância do diagnóstico precoce e orientações sobre dieta como forma de prevenção e tratamento.

Durante a tarde, a partir das 16h, o evento será direcionado aos profissionais da saúde, incluindo estagiários, internos e residentes do HRC. Será apresentado um estudo de caso clínico, além de orientações específicas sobre encaminhamento precoce das DIIs para serviços especializados, critérios para intervenção cirúrgica e cuidados associados à ostomia.

A Dra. Marcya Moanna enfatiza a urgência dessa iniciativa, mencionando casos de pacientes jovens com quadros graves, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, uma vez que mais de 40% dos casos são diagnosticados apenas um ano após o início dos sintomas.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Saúde
Comentários fechados

Verifique também

Idosas do João Cabral Fazem Passeio Cultural em Santana do Cariri

Um grupo de idosas do bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, viveu um dia especial nest…