Início Cariri GREVE DO FUNCIONALISMO TEVE INÍCIO HOJE EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

GREVE DO FUNCIONALISMO TEVE INÍCIO HOJE EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

7 Lido
0
2
566
#


https://caririnoticias.com.br/saiba-como-anunciar
https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/
https://caririnoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/06/uvaeverdedecoracoescaririceara.png

A greve dos servidores públicos deste município foi iniciada por volta das 7 horas desta terça-feira, dia 10 de março. A decisão pela paralisação foi adotada pela categoria durante assembleia realizada no último dia 3, após tentativas frustradas de um acordo visando o Reajuste Salarial dos servidores. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Simsenjun), o movimento atinge todos as categorias laborais do município, com exceção do professorado, que teve salario majorado recentemente em 12,84%, além de Agentes de Trânsito e de Transportes.

Nas conversas que antecederam a paralisação, o Município apresentou Proposta de Reajuste Linear de 4,31%. O percentual, no entanto, foi rejeitado pela ampla maioria dos servidores. Além do aumento nos percentuais de majoração do reajuste salarial, os grevistas também reivindicam a reposição das perdas registradas desde o ano de 2017.

Nesta terça-feira, o movimento será marcado por duas assembleias. A primeira, somente para os filiados ao Simsejun, tem como objetivo a deliberação sobre a Prorrogação do Mandato da Diretoria, Conselho Fiscal e seus respectivos Suplentes, eleitos para o Triênio 2017-2020. Em um segundo momento, aberto à participação de todos os servidores em greve, haverá discussão em torno de uma possível nova proposta do Governo acerca da Campanha Salarial 2020.

Além do aumento no percentual de reajuste salarial, os grevistas reivindicam a reestruturação do vencimento básico dos servidores que percebem até R$ 1.200,00; reajuste salarial não inferior a 5,5% para os servidores que percebem mais de R$ 1.200,00; reestruturação salarial do setorial de Arrecadação, Fiscalização e Auditoria.

“O sindicato fez vários esforços na tentativa de que o Governo primeiro dialogasse e, num segundo momento, apresentasse proposta que fosse aceitável pela categoria. Infelizmente, o governo Arnon [Bezerra] optou por uma metodologia de restrição de diálogo, encaminhou a principal matéria, que era o reajuste salarial, para a Câmara de Vereadores sem nenhum diálogo com o Sindicato dos servidores; isso, por si só, gerou um grande tencionamento da categoria, que fez com que eclodisse o estado de greve”, comentou o presidente do Simsejun, Marcelo Alves.

Segundo ele, embora ciente da possibilidade de paralisação dos servidores, apenas um encontro foi realizado pelo Município para debater a situação com o Sindicato. Durante a reunião, no entanto, não houve apresentação de propostas de reajuste salarial pelo governo. “Tivemos uma única reunião para tratar do tema [reajuste salarial]. Infelizmente, o governo Arnon não apresentou nenhum tipo de proposta para os servidores. Colocamos isso à categoria e o Sindicato, atendendo a vontade unanime dos servidores colocou, a título de proposta, tanto a discussão quanto a votação da deflagração de greve geral em todo o funcionalismo público municipal por prazo indeterminado, com paralisação parcial das atividades, com exceção para o magistério e Agentes de Trânsito, a qual foi aprovada prontamente pelos servidores municipais”, explicou Marcelo Alves.

A reportagem tentou ouvir o prefeito Arnon Bezerra (PTB) sobre o início da greve do funcionalismo público em Juazeiro do Norte. Em rápido contato telefônico, realizado as 12h10 de hoje, o gestor informou estar ocupado e pediu para retornar mais tarde a ligação. O que não aconteceu até o fechamento da matéria.

Também foi buscado contato com a secretária de Administração do município, Cicera Romênia Botelho Marques. As ligações feitas para o número celular da secretária, no entanto, não foram atendidas.

Roberto Crispim (Foto: Flávio Pinto News)

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + 20 =

Verifique também

O “Encontro de Milhões” hoje, na _Quinta do Humor_ terá Selma de Niêta e Shirley Mclaren

Evento reúne as personagens dos humoristas do Cariri, Jeorge Luiz e Henrique Vidal, hoje e…