
O governador Elmano de Freitas sancionou nesta segunda-feira (23) a lei que institui o Moto Segura Ceará, um serviço gratuito de monitoramento e rastreamento de motocicletas furtadas ou roubadas. A iniciativa visa localizar e restituir os veículos aos proprietários, principalmente para entregadores e mototaxistas, cujas motos são instrumentos essenciais de trabalho.
Durante o evento de sanção da lei, o governador destacou que o programa é parte da política de segurança pública do Estado, com o objetivo de desestimular furtos e roubos de motos. O lançamento oficial do Moto Segura está previsto para o dia 30 de setembro, quando os primeiros cadastros começarão a ser realizados. Na ocasião, os primeiros aparelhos de rastreamento serão instalados nas motos de entregadores.
“Isso faz parte da nossa política de Segurança Pública para desestimular o furto e roubo de motos. Dia 30 começaremos a colocar os primeiros aparelhos nas motos dos entregadores que têm a moto como instrumento de trabalho”, afirmou Elmano de Freitas. “A Polícia vai poder agir de forma rápida para localizar a moto”, completou.
O Moto Segura é uma iniciativa do Poder Executivo Estadual, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Ceará. O serviço será operado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).
O presidente da Etice, Francisco Barbosa, enfatizou o empenho para garantir um sistema eficiente de rastreamento em tempo real, facilitando a recuperação dos veículos pela polícia. Segundo ele, o monitoramento só será ativado após a comunicação do crime às autoridades competentes.
“A Etice está garantindo o melhor sistema de rastreamento para que, no momento em que acontecer o furto, a polícia consiga acompanhar e recuperar o veículo rapidamente”, destacou Francisco Barbosa.
O titular da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou a importância da iniciativa para a proteção do patrimônio dos cidadãos e para o combate à criminalidade. Ele enfatizou que motocicletas roubadas muitas vezes são usadas para a prática de outros crimes.
“Além de proteger o patrimônio, a medida dificulta as ações criminosas que utilizam motos roubadas em delitos subsequentes”, afirmou Roberto Sá.
O cadastro no programa Moto Segura será feito por meio de um aplicativo do Detran-CE. De acordo com Michel Mourão, superintendente do Detran-CE, o aplicativo já está pronto e o sistema está sendo integrado com a Etice e a SSPDS.
Com o lançamento, o Governo do Ceará espera reduzir significativamente o número de furtos e roubos de motocicletas, além de dar mais segurança para trabalhadores que dependem do veículo para sua subsistência.