Início Saúde Ambulatório da dor no câncer do Crato faz ação em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos sábado, 8

Ambulatório da dor no câncer do Crato faz ação em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos sábado, 8

4 Lido
Comentários desativados em Ambulatório da dor no câncer do Crato faz ação em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos sábado, 8
4
36
#



No próximo fim de semana, segundo sábado de outubro, dia 08, é celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos e, em alusão a data, a Equipe do Ambulatório da dor no câncer do Crato vai promover ações pela manhã, na Praça Siqueira Campos, para conscientização da sociedade sobre a importância do tema.

O evento contará com a presença de pacientes, familiares, enfermeiros, educadores físicos, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, médicos especialistas na área, representantes da gestão municipal, parceiros voluntários e convidados.

Dúvidas serão esclarecidas sobre as estratégias multidisciplinares dos cuidados paliativos e ocorrerá a distribuição de panfletos com informações educativas sobre os direitos das pessoas em receberem esses cuidados.

Na ocasião, também será realizada a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia, tudo isso ao som de música ao vivo.

Os cuidados paliativos representam uma abordagem por equipe destinada a pessoa e família que apresentam algum tipo de sofrimento, seja na dimensão física (exemplo a dor), na dimensão social (quando há a preocupação em dar trabalho ao outro), na dimensão psicológica (quando há a presença de medo ou ansiedade) e até na dimensão espiritual (quando a vida perde o sentido), com objetivo de ofertar alívio, conforto e a melhoria do bem-estar e qualidade de vida, independente do estágio da doença.

Para Sandra Barreto, médica especialista em dor e organizadora da ação o evento é importante para levar informação à população e diminuir o preconceito sobre o assunto: “existe muito tabu, medo e preconceito relacionado a esse tema”; essa é a primeira vez que vai existir um movimento desse num ambiente público”.

E complementa: “As pessoas ainda têm uma ideia equivocada sobre os Cuidados Paliativos, que resumindo seriam um suporte clínico especializado que se oferta ao paciente e a família para aliviar o sofrimento. Não existe nada que justifique as pessoas terem medo ou receio sobre essa assistência”. Acredito assim que esse movimento aproxime as pessoas do serviço e desperte curiosidade”.

Mais informações,
Assessoria Commonike

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por 
Carregar mais em Saúde
Comentários fechados

Verifique também

Idosas do João Cabral Fazem Passeio Cultural em Santana do Cariri

Um grupo de idosas do bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, viveu um dia especial nest…