Em duas operações distintas realizadas na manhã e tarde da última quarta-feira, dia 30 de abril, equipes do RAIO efetuaram a apreensão de armas de fogo nos municípios de Barbalha e Crato, no Cariri cearense.
PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM BARBALHA
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 10h45, quando uma equipe do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 5º BPRAIO realizava patrulhamento de saturação pelo bairro Malvinas, em Barbalha.
Nas imediações da Areninha, os policiais se depararam com um motociclista que, ao avistar a viatura, tentou fugir em alta velocidade pela Avenida da Integração, nas proximidades da Prefeitura Municipal. Após acompanhamento tático, a equipe conseguiu interceptar o suspeito, identificado como Denilson Carlos de Sousa, de 20 anos, conhecido como “Denilson Pinguim”. Com ele foi encontrado um revólver calibre .38 da marca Taurus, com seis munições intactas. O acusado foi conduzido à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Juazeiro do Norte, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.
APREENSÃO DE ARMA POR PORTE ILEGAL EM CRATO
Já no início da tarde, por volta das 13h20, outra equipe do RAIO, desta vez pertencente ao 1º Pelotão da 1ª Companhia do 5º BPRAIO, com base no município do Crato, realizava patrulhamento pelo bairro Pantanal quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita.
Segundo os policiais, um deles trajava roupas escuras e o outro vestia uma camisa do Corinthians. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos fugiram por um matagal, deixando para trás um pacote. Ao verificar o conteúdo, a equipe encontrou um revólver calibre .38, também da marca Taurus, com três munições intactas. Apesar da tentativa de captura, os suspeitos conseguiram escapar. A arma foi apresentada na 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foi registrado um boletim de ocorrência (BO nº 446-2541/2025).
As ações reforçam o trabalho ostensivo das equipes do RAIO no combate à criminalidade e à circulação ilegal de armas na região do Cariri.