Início Policia Governo do Ceará lança o Moto Segura, serviço gratuito de rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas

Governo do Ceará lança o Moto Segura, serviço gratuito de rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas

5 Lido
Comentários desativados em Governo do Ceará lança o Moto Segura, serviço gratuito de rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas
5
161
#



O governador Elmano de Freitas sancionou nesta segunda-feira (23) a lei que institui o Moto Segura Ceará, um serviço gratuito de monitoramento e rastreamento de motocicletas furtadas ou roubadas. A iniciativa visa localizar e restituir os veículos aos proprietários, principalmente para entregadores e mototaxistas, cujas motos são instrumentos essenciais de trabalho.

Durante o evento de sanção da lei, o governador destacou que o programa é parte da política de segurança pública do Estado, com o objetivo de desestimular furtos e roubos de motos. O lançamento oficial do Moto Segura está previsto para o dia 30 de setembro, quando os primeiros cadastros começarão a ser realizados. Na ocasião, os primeiros aparelhos de rastreamento serão instalados nas motos de entregadores.

“Isso faz parte da nossa política de Segurança Pública para desestimular o furto e roubo de motos. Dia 30 começaremos a colocar os primeiros aparelhos nas motos dos entregadores que têm a moto como instrumento de trabalho”, afirmou Elmano de Freitas. “A Polícia vai poder agir de forma rápida para localizar a moto”, completou.

O Moto Segura é uma iniciativa do Poder Executivo Estadual, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Ceará. O serviço será operado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

O presidente da Etice, Francisco Barbosa, enfatizou o empenho para garantir um sistema eficiente de rastreamento em tempo real, facilitando a recuperação dos veículos pela polícia. Segundo ele, o monitoramento só será ativado após a comunicação do crime às autoridades competentes.

“A Etice está garantindo o melhor sistema de rastreamento para que, no momento em que acontecer o furto, a polícia consiga acompanhar e recuperar o veículo rapidamente”, destacou Francisco Barbosa.

O titular da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou a importância da iniciativa para a proteção do patrimônio dos cidadãos e para o combate à criminalidade. Ele enfatizou que motocicletas roubadas muitas vezes são usadas para a prática de outros crimes.

“Além de proteger o patrimônio, a medida dificulta as ações criminosas que utilizam motos roubadas em delitos subsequentes”, afirmou Roberto Sá.

O cadastro no programa Moto Segura será feito por meio de um aplicativo do Detran-CE. De acordo com Michel Mourão, superintendente do Detran-CE, o aplicativo já está pronto e o sistema está sendo integrado com a Etice e a SSPDS.

Com o lançamento, o Governo do Ceará espera reduzir significativamente o número de furtos e roubos de motocicletas, além de dar mais segurança para trabalhadores que dependem do veículo para sua subsistência. 

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Policia
Comentários fechados

Verifique também

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira em Juazeiro do Norte

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) depois de descumprir uma medida proteti…