
Que gato é um bicho curioso, quem já cuidou de um sabe. Agora, para prevenir acidentes e se equilibrar, os felinos usam os próprios bigodes para saber até aonde podem ir. Mas esse não é o caso do filhote de gato resgatado pelo Corpo de Bombeiros, nesse domingo (3), em Juazeiro do Norte.
O felino, que ainda está aprendendo a lidar com toda a complexidade desse mundo, ficou preso no cano da descarga de um vaso sanitário. A tutora do animal, vendo a aflição do filhote, ainda improvisou um resgate quebrando o cano, mas foi sem sucesso. Daí, ela precisou acionar a 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia 5º BBM), para que o gato fosse resgatado em segurança.
Os bombeiros foram até a casa, situada no bairro Timbaúbas, e tiraram a peça enganchada no pescoço do bichano. “Realizamos o procedimento de corte da peça de PVC que prendia o gato, com base no mesmo princípio de extração de alianças: protegendo o animal com uma peça metálica abaixo da estrutura que é cortada, impedindo assim que machucasse o animal”, descreveu o bombeiro militar, soldado Cid.
Por fim, o gato foi entregue em segurança à própria tutora, sem nenhuma lesão aparente, que agradeceu o trabalho realizado pela equipe do Corpo de Bombeiros.
BALANÇO
O resgate desse domingo (3) é mais uma das ações desempenhadas pelos bombeiros militares com maestria neste ano. Entre 1º de janeiro e 31 agosto de 2023, foram 8.014 resgates de animais, silvestres e domésticos, realizados com sucesso. O resultado representa um aumento, de 12%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram resgatados 7.115 animais.
A corporação orienta ligar para o 193 em caso de resgate de animais e sempre manter distância de animais silvestres. A ligação é gratuita e o número do Corpo de Bombeiros funciona 24 horas por dias, sete dias por semana.