
Vereadores da base do prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, derrubaram por 13 votos a 5 o requerimento verbal de autoria do vereador Zé Barreto (PPS) que solicita ao Ministério Público Federal investigar por qual motivo as escolas das zonas rural e urbana estão sem merenda.
Ainda segundo o vereador, algumas escolas da Rede Municipal de Ensino, estão fazendo racionamento com a merenda escolar.
No requerimento verbal, Zé Barreto solicitou à secretária de Educação, professora Loureto de Lima, que informe como funciona o abastecimento de alimentos nas escolas. O parlamentar também questionou também se a falha [de faltar merenda escolar] é da prefeitura ou da empresa contratada.
Votaram contra o requerimento
Adauto Araújo (PSC)
Aninha Teles (PDT)
Rosane Macedo (PPS)
Vicente ou Dé (PSD)
Márcio Joias (PDT)
Auricélia Bezerra (PDT)
Valmir Domingos (PPS)
Nivaldo Cabral (DEM)
Preto Macedo (MDB)
David Araújo (Patriota)
Damian de Firmino (PRTB)
Domingos Borges (PPS)
Claudionor Mota (PMN)
Votaram a favor do requerimento
Gledson Bezerra (PMN)
Jacqueline Gouveia (PRB)
Rita Monteiro (PDT)
Demontier Agra (PSD)
Zé Barreto (PPS)
O que diz a secretária
A Secretária de Educação Loreto de Lima informou que as escolas já estão em processo de reabastecimento dos seus estoques e, até dia 10, tudo estará normalizado. A não distribuição aconteceu devido a uma pendência financeira que havia referente aos anos de 2012 e 2013, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A pendência foi retirada e a Seduc encaminhou para o FNDE todas as prestações de contas inerentes a essa demanda financeira. O Município arcou com a responsabilidade de não haver nenhuma descontinuidade na distribuição da merenda escolar. “Negociamos com os fornecedores. A merenda já está chegando às escolas e, a partir do dia 10, toda a normalização será efetivada no que diz respeito à distribuição”, disse Loureto.