Início Política TRE intensifica cadastramento e regularização de eleitores em Juazeiro do Norte devido à possibilidade de 2º turno.

TRE intensifica cadastramento e regularização de eleitores em Juazeiro do Norte devido à possibilidade de 2º turno.

5 Lido
Comentários desativados em TRE intensifica cadastramento e regularização de eleitores em Juazeiro do Norte devido à possibilidade de 2º turno.
3
49
#



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) está intensificando os esforços para cadastrar e regularizar eleitores em Juazeiro do Norte, no Cariri. Com um eleitorado potencial de 200,1 mil pessoas, o município está sob os holofotes de uma estratégia do TRE-CE, visando a possibilidade de um segundo turno nas eleições deste ano. Até o dia 8 de maio, prazo final para os procedimentos, a meta é alcançar esse número de eleitores aptos. Essa meta considera 70% da população total da cidade, de acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2022, que apontou 286,1 mil habitantes.

Seguindo as diretrizes estabelecidas pela Justiça Eleitoral, está em curso um plano visando atingir metas estabelecidas, destacando-se a descentralização e expansão dos serviços de atendimento. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos vários pontos de atendimento em toda a cidade, além do aumento do número de equipamentos de coleta biométrica e do pessoal envolvido.

Conforme a legislação em vigor, a realização do segundo turno para os cargos de chefia do Executivo está condicionada à presença de mais de 200 mil eleitores em um determinado colégio eleitoral. Além disso, um dos critérios para a realização da segunda etapa do pleito é que um dos candidatos à prefeitura não obtenha a maioria absoluta dos votos.

Até a última sexta-feira (19), conforme consultado pelo Cariri Notícias, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) indicava que aproximadamente 195,7 mil eleitores estavam habilitados a participar da próxima eleição, marcada para outubro. Esse número atualmente alcançado parece não ser o bastante para a realização de um segundo turno.

O direito ao voto é assegurado pelo regramento eleitoral brasileiro a todo cidadão alfabetizado, nascido no Brasil ou naturalizado, cuja faixa etária esteja entre 18 e 70 anos. A participação no processo eleitoral é facultativa apenas para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e indivíduos não alfabetizados.

O título eleitoral é o documento essencial para o exercício desse direito e é emitido gratuitamente. Em 2024, o prazo para solicitação junto aos Cartórios Eleitorais se encerra em 8 de maio. Importante ressaltar que aqueles que completarem 16 anos até o dia da eleição têm a possibilidade de requerer o título mesmo aos 15 anos.

Aqueles que desejam alterar sua residência eleitoral, adicionar o nome social ou regularizar sua situação devem buscar os órgãos competentes ou utilizar os serviços online até a data limite. A exceção são aqueles sem cadastro biométrico, pois o prazo expirou em 8 de abril. Antes de dirigir-se ao local de votação, é recomendável que o eleitor verifique sua seção eleitoral nos sites dos tribunais eleitorais ou através dos aplicativos da Justiça Eleitoral, pois mudanças podem ocorrer entre as eleições.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Política
Comentários fechados

Verifique também

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira em Juazeiro do Norte

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) depois de descumprir uma medida proteti…