Início Saúde “Saúde em nossas mãos”: UTI do HRC reduz em 57% a quantidade de pneumonias associadas à ventilação mecânica

“Saúde em nossas mãos”: UTI do HRC reduz em 57% a quantidade de pneumonias associadas à ventilação mecânica

5 Lido
Comentários desativados em “Saúde em nossas mãos”: UTI do HRC reduz em 57% a quantidade de pneumonias associadas à ventilação mecânica
3
32
#


https://caririnoticias.com.br/saiba-como-anunciar
https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/
https://caririnoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/06/uvaeverdedecoracoescaririceara.png
Projeto em parceria com o Hospital do Coração, por meio do Proadi-SUS, objetiva reduzir em 30% a quantidade de infecções nas UTIs no período de 24 meses

Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), registrou, nesta semana, o sexto mês de redução na quantidade de pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) II. No setor, funciona, de forma experimental, o Saúde em nossas mãos, projeto em parceria com o Hospital do Coração (Hcor) por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A iniciativa objetiva reduzir, em 30% das principais infecções nas UTIs e no período de 24 meses, a PAV, a infecção do trato urinário (ITU) e a infecção primária de corrente sanguínea (IPCS). A melhoria obtida no número de pneumonias, maior desafio para a UTI II, foi de 57% em apenas oito meses de projeto.

O dado foi confirmado nesta semana após visita da equipe do Hcor. O grupo conheceu de perto o trabalho realizado na unidade, em especial na UTI II, onde a proposta foi implantada em setembro do ano passado. O Saúde em Nossas Mãos é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, e conta com a colaboração de seis hospitais: Alemão Oswaldo Cruz; BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Hcor; Moinhos de Vento; Albert Einstein e Sírio-Libanês). Para participar, o HRC passou por uma seleção em junho de 2021.

Engajamento dos profissionais

Para a coordenadora do projeto pelo Hcor, Cristiana Prandini, a visita ao HRC foi bastante satisfatória. “Percebemos a preocupação com a qualidade e com a segurança; que isso já está no dia a dia. A gente percebe esse engajamento em toda a equipe da UTI”, avaliou Prandini, destacando que o propósito do projeto “é melhorar a saúde da população no Brasil e não ter fronteiras”. “Porque a população precisa e a gente sabe que temos muitas instituições de saúde comprometidas, que querem essa melhoria, querem melhorar a saúde da população, trazer qualidade na assistência. E a gente está aqui pra ajudar, apoiar, indicar, trazer novas ferramentas, novas metodologias. Esse o propósito: salvar vidas reduzindo as infecções”, continuou.


Unidade projeta expandir o “Saúde em nossas mãos” para outras UTIs do equipamento

A expectativa, agora, é expandir o projeto aos poucos para as outras UTIs do HRC. “Não é algo tão simples; é preciso muito esforço das equipes de assistência e de gestão, que devem acompanhar tudo de perto. Com a experiência da UTI II, nós já vimos que isso é possível, então, aos poucos, a gente vai trabalhando para melhorar a assistência ao nosso paciente”, afirmou Suianne Alencar, coordenadora da Fisioterapia e organizadora do projeto no hospital da Rede Sesa.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Saúde
Comentários fechados

Verifique também

Hospitais do Coração e Santo Antônio, suspendem visitas aos pacientes por 14 dias

Iniciativa é para garantir segurança de colaboradores e pacientes internados em meio ao cr…