Início Cariri Proposta de reabertura do comércio apresentada ao governo prevê funcionamento de lojas de rua de 9h às 19h no Ceará

Proposta de reabertura do comércio apresentada ao governo prevê funcionamento de lojas de rua de 9h às 19h no Ceará

5 Lido
Comentários desativados em Proposta de reabertura do comércio apresentada ao governo prevê funcionamento de lojas de rua de 9h às 19h no Ceará
3
355
#


https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/

As lojas de rua do comércio no Ceará deverão funcionar de 9h às 19h, e nos shoppings, de 9h às 21h, caso seja aprovada pelo governo estadual a proposta de reabertura do setor apresentada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), conforme conta o presidente da instituição, Maurício Fillizola. A decisão sobre a reabertura gradual da economia, contudo, será anunciada nesta sexta-feira (9) pelo governador Camilo Santana.

Em entrevista à TV Verdes Mares nesta quinta-feira (8), Maurício Fillizola se disse confiante na retomada do comércio em todo o estado já a partir da próxima segunda-feira (12). “O que o governador falou, nós acreditamos e estamos confiantes que todo o comércio esteja de volta na segunda-feira. Nós encaminhamos uma proposta para o governo da base de todos os nossos sindicatos e aguardamos, todos os empresários, com ansiedade a retomada na segunda-feira”, disse.

Para garantir um retorno seguro e evitar a transmissão da Covid-19, o presidente da Fecomércio destacou que algumas medidas serão adotadas. “Apresentamos a proposta ao grupo de trabalho sobre a redução no número de colaboradores para que haja um revezamento deles no local de trabalho, facilitando o transporte público e evitando aglomerações, além do reforço nos protocolos sanitários dentro das empresas, afirmou.

No dia 15 de março deste ano, a Fecomércio já havia apresentado um plano de retomada do setor ao governo do estado propondo a reabertura de negócios com 50% de funcionários e horário reduzido.

Sinalização do governo

Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais realizada no último domingo (4), o governador Camilo Santana havia sinalizado sobre a possibilidade da retomada de algumas atividades não essenciais a partir da próxima segunda-feira (12). Ele fez referência à diminuição de casos e da demanda assistencial nos hospitais após quase um mês de isolamento social rígido em todo estado para fazer um aceno ao setor da economia.

“Estamos em uma tendência de redução de casos, de transmissão e de pressão assistencial no setor da saúde, porém com números ainda muito altos. Por isso durante a semana vamos abrir novos leitos, aumentar a capacidade de atendimento assistencial e sentar com os representantes dos setores econômicos para discutir o início da retomada das atividades não essenciais a partir da outra segunda-feira”, disse.

O Ceará está em decreto de isolamento social rígido desde 13 de março, quando o anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana. Fortaleza adotou medidas mais rígidas uma semana antes, em 4 de março. Durante esse período, ficou permitido apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais, como supermercados e farmácias.

*Conteúdo G1 CE

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI ATIVA MAIS 9 LEITOS DE UTI COVID-19 E CHEGA A 73

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, abriu mais nove leitos de Unida…