Início Saúde Políticas de prevenção e tratamento de HIV/AIDs oferecem mais qualidade de vida em Juazeiro do Norte

Políticas de prevenção e tratamento de HIV/AIDs oferecem mais qualidade de vida em Juazeiro do Norte

3 Lido
Comentários desativados em Políticas de prevenção e tratamento de HIV/AIDs oferecem mais qualidade de vida em Juazeiro do Norte
4
39
#



Em Juazeiro do Norte, o Centro de Infectologia e a Atenção Primária promovem ações efetivas no combate ao HIV/AIDS e outras ISTs, oferecendo, gratuitamente testes, métodos de prevenção, acompanhamento e tratamento, garantindo melhor qualidade de vida às pessoas soropositivas.

Com tratamento e acompanhamento adequados, pessoas com HIV/AIDS têm acesso a avanços significativos, como explica o médico infectologista Pablo Pita: “Graças aos avanços médicos, os tratamentos atuais para o HIV são modernos, com medicamentos sem efeitos colaterais. Consistem em apenas dois comprimidos diários, que controlam a doença rapidamente. Em dois a três meses, a doença está controlada, e o paciente pode retomar sua rotina, inclusive no trabalho e no convívio social”, afirma.

HIV não é sinônimo de AIDS. O HIV é o vírus, enquanto a AIDS é o estágio avançado da doença, que enfraquece o sistema imunológico. Segundo Pablo, o diagnóstico precoce é essencial para prevenir o avanço da doença. “A pessoa que se testa regularmente e inicia o tratamento cedo evita desenvolver a AIDS”, ressalta.

Em Juazeiro do Norte, a testagem de HIV e outras ISTs ocorre nos PSFs e no Centro de Infectologia, onde também são distribuídas profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) para prevenir o HIV.

No ano passado, graças às políticas de saúde voltadas à prevenção, Juazeiro do Norte foi reconhecido pelo Ministério da Saúde com o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV/AIDS. “A transmissão vertical é um indicador de saúde não só para o HIV, mas também para outras infecções gestacionais, como a sífilis”, destaca o médico.

Com uma equipe multidisciplinar, o Centro de Infectologia é referência no tratamento e suporte integral aos pacientes soropositivos. A unidade funciona das 7h30 às 17h, no antigo prédio da Sesau, na Rua Tabelião João Machado.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Saúde
Comentários fechados

Verifique também

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira em Juazeiro do Norte

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) depois de descumprir uma medida proteti…