
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Rebote, uma ação de grande envergadura destinada a combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro na região do Cariri. A operação, que envolve o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão, concentra-se em imóveis localizados nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Mais de 125 policiais federais, incluindo equipes de intervenção tática, estão envolvidos na ação.
A operação começou após um extenso processo investigativo que teve origem no monitoramento de “Beto da Mídia,” um conhecido traficante de drogas da região do Cariri. Em 2023, Beto foi executado em Recife (PE), em frente a uma academia, o que expandiu o escopo das investigações e revelou uma rede criminosa mais ampla, agora composta por novos líderes. Estes se tornaram os alvos principais da Rebote, com o objetivo de desarticular as operações do grupo.
Além dos mandados de busca e apreensão, as ações de hoje também incluem o sequestro de postos de gasolina e a apreensão de bens e valores associados ao grupo criminoso. Os investigados foram autuados por tráfico de drogas e permanecem à disposição da Justiça. A pena para o crime pode chegar a 15 anos de reclusão.
A Polícia Federal ressaltou que a operação tem o objetivo de reprimir o avanço do crime organizado, além de garantir a segurança e a ordem pública. Até o momento, os nomes dos envolvidos não foram divulgados, e as investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis participantes da rede criminosa.
A operação Rebote demonstra o comprometimento da PF com a luta contra o crime organizado e a lavagem de dinheiro, buscando restabelecer a segurança na região e enfraquecer a atuação de facções criminosas no Nordeste brasileiro.