Início Saúde Juazeiro do Norte se destaca na ampliação e qualificação dos serviços para crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

Juazeiro do Norte se destaca na ampliação e qualificação dos serviços para crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

6 Lido
Comentários desativados em Juazeiro do Norte se destaca na ampliação e qualificação dos serviços para crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
4
56
#



Nos últimos quatro anos, Juazeiro do Norte tem se destacado na ampliação e qualificação dos serviços oferecidos a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O município implementou uma série de ações e investimentos que visam melhorar a inclusão e o atendimento especializado a esse público. Durante o período, o acompanhamento saltou de 700 para 3.171 pacientes com transtornos do desenvolvimento na rede de saúde mental.

Um dos marcos mais importantes foi a inauguração do primeiro Centro de Referência em Saúde Mental Infanto-juvenil do Ceará, em 2021. O complexo conta com 15 consultórios, farmácia, almoxarifado, cozinha, recepção, lavanderia e uma área externa de mais de 400 m². O Centro abriga, além do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil), o ambulatório psiquiátrico infanto-juvenil, o Centro de Atenção voltado para Crianças do Espectro Autista (CAPTEA) e o Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente com Deficiência (NACAD).

Desde a inauguração do Centro, a rede de saúde mental de Juazeiro do Norte ampliou seu alcance aos pequenos juazeirenses. O número de atendimentos a crianças e adolescentes com TEA, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e outros transtornos mentais saltou de 700 para mais de 3 mil. Hoje, a rede é composta por CAPSi, SAME e clínicas conveniadas. Além do atendimento psicossocial, os equipamentos oferecem acompanhamento com profissionais do desenvolvimento infantil, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos.

Segundo Dayse Luz, diretora de Saúde Mental, Juazeiro é destaque no atendimento em nível nacional. “Estamos entre os cinco municípios que mais atendem casos de autismo em nosso país, de acordo com o Ministério da Saúde. É motivo de orgulho saber que no interior do Ceará temos construído essa rede de apoio com profissionais capacitados e equipamentos que atendem às necessidades dessas famílias”, afirma.

O município de Juazeiro realiza, ainda, encontros voltados para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e orientadores educacionais, como parte do mês de conscientização sobre o autismo, conhecido como Abril Azul. Os momentos têm o objetivo de falar sobre temas relevantes da Educação Inclusiva, destacando a importância de garantir os direitos à aprendizagem e à participação efetiva dessas crianças na sociedade. Os eventos contam com a presença dos Visitadores do Programa Criança Feliz e Orientadores Sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais, para reforçar o compromisso com o acolhimento e a luta contra os estigmas sociais associados ao transtorno.

Outra medida significativa é a emissão de carteirinhas para pessoas com TEA, feita no município desde 2023. Aproximadamente, 600 documentos foram emitidos, até o momento, para facilitar o acesso aos serviços e benefícios específicos para esse segmento da população.

Com essas ações, a terra de Padre Cícero deixa de ser conhecida somente pela sua fé e trabalho, abrindo espaço para que o município seja reconhecido, também, como um território de inclusão, assistência e cuidado mental das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Saúde
Comentários fechados

Verifique também

Idosas do João Cabral Fazem Passeio Cultural em Santana do Cariri

Um grupo de idosas do bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, viveu um dia especial nest…