
As vacinas da Janssen, contra Covid-19, não devem mais vir ao Brasil. O lote da fabricante Johnson & Johnson, com pouco mais de 3 milhões de doses a serem distribuídas pelo país, teve envio suspenso, ainda sem data para envio de nova remessa. Por enquanto, não foi comunicado o motivo do cancelamento, informado pela própria Janssen ao governo federal.
Apesar da suspensão, não está confirmada uma nova data para entrega. O Ministério da Saúde trabalha para receber as vacinas já na quarta-feira (16). A remessa chegaria ao país nesta terça (15), próxima do fim do prazo de validade, de 27 de junho. Com base em protocolos usados nos Estados Unidos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode aumentar o prazo de validade das doses, de 12 para 18 semanas. Desta forma, o fármaco seria tecnicamente funcional até 8 de agosto.
Doses para o Cariri
A secretária Sayonara Moura de Oliveira Cidade, gestora da Saúde em Barbalha e também presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, informou sobre as perspectivas de recebimento do imunizante no Cariri, mais especificamente nas cidades do Crajubar. Nestes municípios, inclusive, haveria uma força tarefa para aplicação em massa das vacinas.
Como secretária da Saúde em Barbalha, ela afirmou que o município receberia ainda nesta terça (15), 440 doses a serem aplicadas para o público geral entre 30 e 40 anos. Ao todo, seriam pouco mais de 120 mil doses da vacina, que tem aplicação única, para todos as 184 cidades do Ceará.
Por: Badalo
Siga-nos no Instagram;
http://www.instagram.com/cariri_noticias
Siga-nos também no Twitter
https://twitter.com/CaririNoticias