Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (23) suspeito de furto de energia elétrica no bairro Pinto Madeira, em Crato. A irregularidade foi descoberta durante uma fiscalização de rotina na rede elétrica. Após a constatação do desvio, o homem foi informado sobre a situação e levado para a delegacia, onde ficou preso.
Somente de janeiro a agosto deste ano, 81 pessoas foram presas por furto de energia na região Sul do Ceará, que concentra mais de 44% das prisões registradas em toda a área de concessão no estado. Ao todo, mais de 183 prisões por esse tipo de crime já foram contabilizadas no Ceará em 2026.
Além de ser crime, o furto de energia pode trazer riscos para moradores e para a própria rede elétrica. Ligações feitas de forma irregular podem provocar curtos-circuitos, sobrecarga, interrupções no fornecimento e até acidentes graves. A pena prevista para o crime pode chegar a oito anos de prisão.
As fiscalizações são realizadas a partir da análise do consumo de energia e de verificações feitas diretamente nos imóveis. A população também pode ajudar denunciando casos suspeitos pelo telefone 0800 285 0196, que funciona gratuitamente, 24 horas por dia.





