Início Cariri Governo de Barbalha intensifica ações de combate ao trabalho infantil

Governo de Barbalha intensifica ações de combate ao trabalho infantil

5 Lido
Comentários desativados em Governo de Barbalha intensifica ações de combate ao trabalho infantil
2
186
#



A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) iniciou no mês de maio o cumprimento da Meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo é erradicar o trabalho em condições análogas à escravidão, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil até 2025.

Organizada com frentes de trabalho pautada nos ODS elaborados pelas Nações Unidas (ONU), a STDS tem estruturado projetos que promovam a prevenção e o combate à Violência dos Direitos de Crianças e Adolescentes. A ideia inicial é aderir aos programas estaduais e federais que impulsionem as ações e envolvam a população nas ações realizadas pelo poder público. “Entendemos que sozinhos não conseguiremos avançar. Então, temos articulado com a sociedade em todas as ações”, afirma a secretária-adjunta da STDS, Raquel Pinheiro.

Também foi elaborado o Plano de Ações e Estratégias de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (2021-2022), que compreende várias ações de conscientização e combate a esse tipo de prática. O plano envolve todos os agentes da rede de proteção socioassistencial, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, escolas, famílias e sociedade.

Além disso, constantemente são realizadas buscas ativas em determinados locais da cidade para fiscalização de práticas de Trabalho Infantil, bem como exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa ação é realizada pela Equipe de Abordagem Social do município.

De acordo com Raquel Pinheiro, há risco real de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos socioeconômicos da pandemia da covid-19, que se prolonga há mais de um ano. E pela falta de políticas públicas de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade. “Precisamos agir rápido e de forma assertiva”, conclui a secretária-adjunta.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), em 2019, havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 4,6% da população (38,3 milhões) nesta faixa etária. A grande maioria é de meninas e meninos negros e de famílias em situação de pobreza no Brasil.

O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até à vida adulta. Traz graves consequências à saúde, educação, lazer e convivência familiar.

Siga-nos no Instagram;
http://www.instagram.com/cariri_noticias

Siga-nos também no Twitter
https://twitter.com/CaririNoticias

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por 
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Projeto Fábrica de Robôs amplia atividades para mais escolas municipais em Juazeiro do Norte

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com o SESI, inicia nesta sexta-…