Foto: Divulgação
Um levantamento apontou que cinco municípios cearenses contrataram apresentações do cantor Jonas Esticado durante o ano de 2025 após receberem recursos provenientes de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE). O artista é sócio do parlamentar na empresa Jonas Esticado Gravações e Edições Musicais LTDA.
As contratações ocorreram nos municípios de Acopiara, Altaneira, Aurora, Farias Brito e Mombaça. Em cada evento, a apresentação de Jonas Esticado custou R$ 300 mil aos cofres municipais.
A empresa responsável pelos shows tem como sócios o cantor Jonas Esticado, o deputado Yury do Paredão e Márcia Araújo, mãe do parlamentar.
Segundo os dados divulgados, os cinco municípios receberam juntos mais de R$ 4,8 milhões em recursos por meio de emendas parlamentares indicadas por Yury do Paredão. Os valores foram destinados para ações relacionadas a eventos e atividades de interesse turístico e cultural.
As apresentações aconteceram em festividades promovidas pelas administrações municipais ao longo de 2025. Farias Brito, Acopiara, Altaneira, Aurora e Mombaça contrataram o artista para eventos tradicionais realizados em seus calendários festivos.
Em nota, Yury do Paredão afirmou que as emendas parlamentares não são destinadas à contratação direta de artistas ou empresas. De acordo com o deputado, os recursos são transferidos aos municípios, cabendo às prefeituras definir a programação dos eventos, escolher as atrações e conduzir os processos administrativos de contratação.
O parlamentar também declarou que não possui participação nas decisões adotadas pelos municípios sobre a escolha dos artistas e destacou que a execução dos recursos é de responsabilidade das administrações locais.
A equipe de Jonas Esticado informou que não comentaria o assunto. Até a divulgação das informações, as prefeituras citadas não haviam se pronunciado sobre as contratações.






