Início Saúde Crato inicia Campanha de Vacinação Contra Dengue para Adolescentes

Crato inicia Campanha de Vacinação Contra Dengue para Adolescentes

4 Lido
Comentários desativados em Crato inicia Campanha de Vacinação Contra Dengue para Adolescentes
6
45
#



No próximo dia 2 de julho, o município do Crato dará início à aplicação da vacina contra a dengue para adolescentes entre 10 e 14 anos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará a vacina em três Unidades Básicas de Saúde, seguindo um cronograma específico para facilitar o acesso dos jovens.

A aplicação ocorrerá da seguinte forma:

– Terça-feira: USF Dr. Fábio Pinheiro Esmeraldo, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

– Quarta-feira: USF Joaquim Ferreira Leite (Ponta da Serra – Sede), das 8h às 13h30.

– Quinta-feira: USF Tarciso Pinheiro Teles (São Miguel), das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

Inicialmente, o município recebeu 2.384 doses da vacina, correspondendo a 25% da meta de aplicação da primeira dose. A SMS esclarece que novos lotes serão disponibilizados à medida que chegarem.

A vacina contra dengue protege contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e requer um esquema vacinal de duas doses (D1 e D2), com um intervalo de três meses entre elas. Crianças que contraíram dengue devem aguardar seis meses após a recuperação para iniciar a vacinação. Caso a doença ocorra após a primeira dose, o intervalo para a segunda dose é mantido, desde que não seja inferior a 30 dias do início da doença.

É importante destacar que a vacina não é recomendada para pessoas com hipersensibilidade à substância ativa, imunodeficiência congênita ou adquirida, infecção por HIV sintomática, infecção por HIV assintomática com comprometimento imunológico, grávidas ou lactantes.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento original da criança ou adolescente (como RG ou certidão de nascimento), CPF e/ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. A presença dos pais ou responsáveis é obrigatória.

Além da vacinação, medidas de prevenção como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, usar telas para cobrir recipientes com água e utilizar repelentes são fundamentais para reduzir a propagação da doença.

Em relação ao cenário epidemiológico, desde janeiro de 2024, foram notificados 459 casos de dengue no Crato, sendo 200 confirmados, 208 descartados e 51 em investigação.

A campanha visa proteger a população jovem contra a dengue, reforçando a importância da vacinação como estratégia fundamental na prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito vetor.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Saúde
Comentários fechados

Verifique também

Idosas do João Cabral Fazem Passeio Cultural em Santana do Cariri

Um grupo de idosas do bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, viveu um dia especial nest…