
No próximo dia 2 de julho, o município do Crato dará início à aplicação da vacina contra a dengue para adolescentes entre 10 e 14 anos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará a vacina em três Unidades Básicas de Saúde, seguindo um cronograma específico para facilitar o acesso dos jovens.
A aplicação ocorrerá da seguinte forma:
– Terça-feira: USF Dr. Fábio Pinheiro Esmeraldo, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.
– Quarta-feira: USF Joaquim Ferreira Leite (Ponta da Serra – Sede), das 8h às 13h30.
– Quinta-feira: USF Tarciso Pinheiro Teles (São Miguel), das 8h às 11h e das 13h às 16h30.
Inicialmente, o município recebeu 2.384 doses da vacina, correspondendo a 25% da meta de aplicação da primeira dose. A SMS esclarece que novos lotes serão disponibilizados à medida que chegarem.
A vacina contra dengue protege contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e requer um esquema vacinal de duas doses (D1 e D2), com um intervalo de três meses entre elas. Crianças que contraíram dengue devem aguardar seis meses após a recuperação para iniciar a vacinação. Caso a doença ocorra após a primeira dose, o intervalo para a segunda dose é mantido, desde que não seja inferior a 30 dias do início da doença.
É importante destacar que a vacina não é recomendada para pessoas com hipersensibilidade à substância ativa, imunodeficiência congênita ou adquirida, infecção por HIV sintomática, infecção por HIV assintomática com comprometimento imunológico, grávidas ou lactantes.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento original da criança ou adolescente (como RG ou certidão de nascimento), CPF e/ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. A presença dos pais ou responsáveis é obrigatória.
Além da vacinação, medidas de prevenção como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, usar telas para cobrir recipientes com água e utilizar repelentes são fundamentais para reduzir a propagação da doença.
Em relação ao cenário epidemiológico, desde janeiro de 2024, foram notificados 459 casos de dengue no Crato, sendo 200 confirmados, 208 descartados e 51 em investigação.
A campanha visa proteger a população jovem contra a dengue, reforçando a importância da vacinação como estratégia fundamental na prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito vetor.