
Os olhares curiosos que transitam pela Avenida Ailton Gomes, em frente ao Parque Natural das Timbaúbas, são imediatamente atraídos pelas vibrantes bandeiras que adornam a renomada Feira de Fogos. Consolidada como um evento de destaque no calendário cultural da cidade, a cerimônia de abertura da edição deste ano encantou na noite da última sexta-feira, dia 24, oferecendo entretenimento e música em abundância.
Ao som envolvente e acordes animados de Felipe do Acordeon, a atmosfera da feira ganhou vida, embalando os presentes com os clássicos do forró. Os habitantes locais marcaram presença em peso, aproveitando a oportunidade para adquirir seus itens festivos e desfrutar de momentos de descontração. Das tradicionais “chuvinhas” aos estalos vibrantes dos fogos de salão, das bombinhas aos mais variados artefatos pirotécnicos, uma ampla gama de opções estava disponível nas 35 barracas distribuídas ao redor do Parque das Timbaúbas.
Iranir Lopes de Lima, uma das permissionárias e comerciantes participantes, destacou a importância econômica e cultural da feira de fogos. Segundo ela, essa iniciativa não apenas proporciona uma fonte adicional de renda para diversos indivíduos e setores, mas também preserva uma tradição enraizada há mais de 40 anos. Para Iranir, a feira não é apenas sobre lucro, mas também sobre manter viva a alegria e o entretenimento que ela proporciona à população ao longo das gerações.
Para Reginaldo Alves, presidente da Associação Feira de Fogos de Juazeiro do Norte (Asfaju), a feira é um símbolo cultural de resistência, que atravessa gerações e continua viva na memória popular. “Todos os permissionários que se encontram aqui são frutos de outras gerações, que também atuaram e trabalharam na feira. E isso é importante porque não podemos deixar essa cultura acabar. Afinal, todo mundo gosta de comemorar o seu São João, acender sua fogueira, fazer sua festa e, claro, se divertir com os artigos juninos”, destacou.
A Feira de Fogos é uma iniciativa coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), em parceria com a Associação dos Comerciantes de Fogos de Artifício de Juazeiro do Norte (ACFAJN).
Essa parceria entre a gestão municipal e os comerciantes tem, entre outros objetivos, o fomento e incentivo à economia por meio da venda dos artigos juninos. Para isso, uma das estratégias para atrair o público é a realização de shows musicais e culturais no local das vendas. “As festas juninas são as mais esperadas por nós, daqui da região. Sabendo da importância disso e também da feira de fogos, nós preparamos uma programação especial onde, semanalmente, teremos uma atração acontecendo aqui, no parque”, ressaltou Darcya Monteiro, gestora da Semasp.
Assim como nas últimas edições, a Feira dos Fogos 2024 também possui o certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança dos vendedores e dos consumidores. Para os juazeirenses que desejam adquirir seus festejos juninos no local, a feira funcionará diariamente, das 8h às 21h, até o dia 30 de junho.