Início Cariri Mães denunciam falta de transparência em concurso Mini Miss e Mister Cariri realizado em Juazeiro do Norte

Mães denunciam falta de transparência em concurso Mini Miss e Mister Cariri realizado em Juazeiro do Norte

7 Lido
Comentários desativados em Mães denunciam falta de transparência em concurso Mini Miss e Mister Cariri realizado em Juazeiro do Norte
3
970

Um grupo de mães de crianças inscritas no concurso Mini Miss e Mister Cariri, realizado em Juazeiro do Norte, no Ceará, procurou o Cariri Notícias para denunciar uma suposta falta de transparência nas regras e cobranças relacionadas ao evento promovido pela empresa RR Models.

Segundo os relatos enviados à reportagem, as participantes teriam recebido inicialmente a informação de que as meninas pagariam apenas uma taxa de inscrição e que as vencedoras seriam escolhidas por um corpo de jurados. Já no caso dos meninos, a escolha ocorreria por votação online, sem cobrança de inscrição.

No entanto, de acordo com as mães, no dia da realização das fotos oficiais foi apresentado um contrato prevendo multa superior a R$ 1 mil em caso de desistência. Elas afirmam ainda que somente após essa etapa foram informadas de que a votação online teria custo de R$ 1,00 por voto, o que gerou insatisfação entre algumas famílias.

Outra reclamação apresentada à reportagem é que alguns responsáveis alegam não ter recebido uma cópia do contrato assinado.

Análise jurídica

Consultado pelo Cariri Notícias, o advogado Dr. Raul Farias (OAB/CE 54.824) explicou que, caso os fatos relatados sejam confirmados, a situação poderá caracterizar violação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Segundo o advogado, a eventual ausência de informações prévias sobre cobrança de votos, custos adicionais e multa contratual pode afrontar o direito do consumidor à informação clara e adequada, previsto no artigo 6º, inciso III, além dos artigos 30 e 31 do CDC, que estabelecem que toda oferta vincula o fornecedor e deve apresentar informações precisas e transparentes.

Ele ressalta ainda que, se informações essenciais tiverem sido omitidas antes da contratação, a situação poderá, em tese, caracterizar publicidade enganosa por omissão, conforme o artigo 37, §3º, do Código de Defesa do Consumidor.

Em relação ao contrato, Dr. Raul destaca que o artigo 46 do CDC estabelece que o consumidor não se vincula às cláusulas contratuais quando não lhe é dada oportunidade de conhecer previamente seu conteúdo.

Sobre a multa por desistência, o advogado esclarece que esse tipo de cláusula é permitido pela legislação, mas poderá ser considerado abusivo caso imponha desvantagem exagerada ao consumidor ou tenha sido apresentado sem a devida transparência, conforme prevê o artigo 51, inciso IV, do CDC.

Caso eventuais irregularidades sejam comprovadas, os consumidores poderão buscar a revisão ou nulidade de cláusulas contratuais, a restituição de valores eventualmente pagos e, dependendo das circunstâncias, eventual indenização por danos materiais e morais.

Empresa apresenta esclarecimentos

Procurada pela reportagem, a RR Models encaminhou nota oficial negando qualquer irregularidade.

Segundo a organização, o regulamento, o contrato de participação e todas as orientações do concurso são apresentados aos responsáveis legais antes da formalização da inscrição, sendo a assinatura realizada apenas após a leitura e concordância com as condições estabelecidas.

A empresa também afirmou que a votação online faz parte da dinâmica do concurso, porém não é obrigatória e não desclassifica candidatos que optem por não participar dessa modalidade.

Sobre a cláusula de desistência, a RR Models informou que ela tem como finalidade resguardar a organização diante de despesas previamente assumidas com produção, equipe, materiais, divulgação e demais investimentos necessários para a realização do evento.

Na nota, a empresa lamenta que tenham surgido interpretações divergentes sobre as regras do concurso, afirma permanecer aberta ao diálogo e reforça seu compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito às famílias participantes.

O Cariri Notícias seguirá acompanhando o caso e permanece à disposição para publicar novos esclarecimentos ou desdobramentos relacionados ao assunto.

Imagem ilustrativa 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Homem com mandado de prisão preventiva em aberto é preso no Centro de Barbalha

Um homem identificado como Anderson Ivan Pereira da Silva, de 35 anos, foi preso na manhã …