Início Cariri Prefeitura de Barbalha se manifesta após denúncia de mãe sobre filho autista em creche municipal

Prefeitura de Barbalha se manifesta após denúncia de mãe sobre filho autista em creche municipal

6 Lido
Comentários desativados em Prefeitura de Barbalha se manifesta após denúncia de mãe sobre filho autista em creche municipal
6
348
#



Após a repercussão da denúncia feita por uma mãe à reportagem do Cariri Notícias, envolvendo seu filho de 3 anos, autista e não verbal, matriculado no Centro de Educação Infantil Maria das Graças, em Barbalha, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, enviou uma nota de esclarecimento sobre o caso.

Na denúncia, a mãe relatou que encontrou marcas no rosto do filho após buscá-lo na creche e afirmou que a criança teria ficado trancada no banheiro da unidade. Ela também questionou o acompanhamento e o preparo dos profissionais para atender a criança.

Em resposta, a Secretaria de Educação informou que realizou uma apuração junto à equipe gestora e aos profissionais que acompanham o aluno. Segundo a pasta, a criança, que possui diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível III de suporte, teria apresentado um episódio de agitação durante o período escolar.

Ainda conforme a nota, a criança teria ido até o banheiro e trancado a porta pelo lado interno, sendo acompanhada pelos profissionais da instituição, que teriam tomado as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar do aluno.

A Prefeitura afirmou ainda que a criança conta diariamente com uma rede de apoio composta por duas cuidadoras, em regime de revezamento, além do acompanhamento de uma psicóloga da unidade de ensino.

A Secretaria de Educação declarou que não houve abandono ou confinamento intencional e que o episódio foi tratado seguindo os protocolos de cuidado, acolhimento e acompanhamento da rede municipal.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esclarece que tomou conhecimento da situação envolvendo uma criança matriculada no Centro de Educação Infantil Maria das Graças e realizou a devida apuração dos fatos junto à equipe gestora e aos profissionais que acompanham o aluno.

De acordo com os relatos colhidos pela unidade escolar, a criança, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível III de suporte, apresentou um episódio de agitação durante o período em que estava sob acompanhamento da equipe. Na ocasião, o aluno teria se dirigido ao banheiro e trancado a porta pelo lado interno, sendo prontamente acompanhado pelos profissionais da instituição, que adotaram as medidas necessárias para garantir sua segurança e bem-estar.

A Secretaria de Educação ressalta que a criança conta diariamente com uma ampla rede de apoio no ambiente escolar, composta por duas cuidadoras (em regime de revezamento) e acompanhamento da psicóloga da unidade de ensino, profissionais que atuam de forma integrada para auxiliar em sua rotina escolar e prestar o suporte necessário às suas demandas específicas, em conformidade com as diretrizes de inclusão adotadas pela rede municipal de ensino.

A Secretaria de Educação esclarece ainda que não houve qualquer situação de abandono ou confinamento intencional da criança por parte da equipe escolar. O episódio foi tratado imediatamente pelos profissionais responsáveis, seguindo os protocolos de cuidado, acolhimento e acompanhamento adotados pela rede municipal.

A gestão escolar permanece à disposição da família para prestar todos os esclarecimentos necessários e reforça seu compromisso com a inclusão, o respeito e a proteção integral dos estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação também segue acompanhando o caso, assegurando que todas as medidas cabíveis sejam adotadas para garantir o atendimento adequado e o desenvolvimento da criança no ambiente escolar.

Prefeitura Municipal de Barbalha
Secretaria Municipal de Educação

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Mãe denuncia suposta falta de inclusão e cobra respostas após filho autista ser encontrado trancado em banheiro de creche em Barbalha

Uma denúncia que causa revolta e chama atenção chegou à reportagem do Cariri Notícias. Uma…