Foto: PMCE
Policiais do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente apreenderam 16 aves silvestres que estavam sendo criadas de forma irregular em uma residência localizada no bairro São Gonçalo, no município do Crato.
A fiscalização ocorreu na manhã desta terça-feira (19), após denúncia sobre a presença de animais silvestres mantidos em gaiolas no imóvel conhecido como Casarão dos Esmeraldos.
No local, os policiais encontraram diversas espécies da fauna brasileira, entre elas galos-de-campina, azulão, canário-da-terra, sabiás, asa-branca e rolinha-fogo-apagou.
O responsável pela residência, Raimundo Nonato Sampaio, de 86 anos, informou que havia solicitado autorização para criação das aves. Porém, segundo a equipe policial, o pedido de regularização já havia sido negado pela Justiça.
Diante da situação, o idoso foi encaminhado à delegacia, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que trata da manutenção ilegal de animais silvestres.
Após a apreensão, os pássaros foram levados para a ONG BIOdiverse, onde passarão por avaliação clínica, período de recuperação e futura reintegração à natureza.
A legislação ambiental brasileira prevê pena de detenção e multa para quem mantém animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes.






