Início Cariri Barbalha inicia rituais do Pau da Bandeira com corte do mastro nesta sexta-feira

Barbalha inicia rituais do Pau da Bandeira com corte do mastro nesta sexta-feira

2 Lido
Comentários desativados em Barbalha inicia rituais do Pau da Bandeira com corte do mastro nesta sexta-feira
0
685

Foto: Iphan

A tradição do Pau da Bandeira de Santo Antônio terá mais um capítulo nesta sexta-feira (15) em Barbalha, com a realização do corte da árvore que será utilizada nas festividades deste ano.

A programação começa nas primeiras horas da manhã, com concentração marcada para o Mercado Central da cidade. De lá, carregadores, moradores e devotos seguem em cortejo até o Sítio São Joaquim, local escolhido para a retirada do mastro.

Neste ano, a organização definiu um angico como árvore oficial da festa. O tronco possui aproximadamente 25 metros de altura e mais de um metro de circunferência. Conforme os organizadores, o formato mais reto do mastro deverá facilitar o transporte durante o percurso tradicional.

Depois de cortado, o pau será levado para a chamada “cama do pau”, onde permanecerá até o dia 31 de maio, data do grande cortejo pelas ruas do município.

Além da retirada da árvore, a programação também prevê ações ambientais. Mudas serão plantadas na área onde ocorreu o corte como forma de compensação e preservação ambiental.

Reconhecida como uma das manifestações culturais mais conhecidas do Nordeste, a festa reúne elementos de religiosidade popular, tradição e participação comunitária, mantendo viva uma celebração histórica do município.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Homem é preso ao tentar fugir com arma de fogo durante ação da Polícia Militar em Barbalha

Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo na tarde da última terça-…