Início Esporte Vila Social é inaugurada em Juazeiro do Norte e leva esporte, lazer e inclusão à população

Vila Social é inaugurada em Juazeiro do Norte e leva esporte, lazer e inclusão à população

5 Lido
Comentários desativados em Vila Social é inaugurada em Juazeiro do Norte e leva esporte, lazer e inclusão à população
10
828
#



A população da região do Cariri passou a contar com um novo espaço voltado à cidadania, inclusão social e convivência comunitária. Foi inaugurada, nesta quinta-feira (9 de abril), a Vila Social de Juazeiro do Norte, equipamento entregue pelo Governo do Ceará e que reúne, em um só lugar, diversas ações destinadas a crianças, jovens, adultos e idosos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas, além do secretário-executivo da Proteção Social, Sandro Camilo, e do titular da Secretaria do Esporte, Rogério Pinheiro. Autoridades locais e moradores também participaram do evento, que marcou o início das atividades no local.

O espaço onde hoje funciona a Vila Social havia sido inicialmente projetado para ser uma Praça da Juventude. A obra foi finalizada em junho de 2025, mas posteriormente o local passou por adequações para se tornar o novo equipamento social, com investimento total de R$ 1,7 milhão oriundos do Tesouro do Estado.

Com mais de 14 mil metros quadrados, a estrutura oferece diversas opções de esporte e lazer, incluindo academia ao ar livre, pista de skate, areninha e bicicletário. O complexo conta ainda com um bloco administrativo, com salas destinadas à coordenação e à realização de atividades como aulas de dança.

De acordo com a coordenadora-geral da unidade, Kelma Alcântara, pelo menos 13 atividades já estão disponíveis, com mais de 100 inscritos em cada modalidade. Entre as mais procuradas estão futebol e balé, além de modalidades que vêm surpreendendo pela demanda, como skate e beach tênis.

Moradora da região, Vitória da Silva matriculou a filha, Maria Beatriz, nas aulas de balé e destacou a importância do equipamento para a comunidade. “Eu achei tudo maravilhoso. Nunca imaginamos ter algo assim aqui. Antes era muito mato e havia sensação de abandono. Agora está muito melhor”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a relevância da entrega para o bairro Frei Damião. “Estamos realizando um sonho aguardado há quase quinze anos. É uma região que precisava de um espaço como esse”, destacou Elmano de Freitas, acrescentando que esta é a primeira Vila Social implantada fora da capital cearense.

A unidade de Juazeiro do Norte é a quarta do tipo no estado. As anteriores foram implantadas nos bairros Genibaú, Canindezinho e Messejana, em Fortaleza. Os equipamentos fazem parte de um projeto de requalificação das antigas Vilas Olímpicas, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). Com a nova entrega, o investimento total do Governo do Ceará nesse modelo de equipamento chega a R$ 14,4 milhões.

As inscrições para participar das atividades podem ser realizadas presencialmente na própria Vila Social, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 16h às 21h, conforme disponibilidade das modalidades.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Esporte
Comentários fechados

Verifique também

Profissões com alta demanda no Ceará oferecem oportunidades imediatas de emprego; ATS abre matrículas em Juazeiro do Norte

Enquanto muitas pessoas buscam uma oportunidade de trabalho, diversas empresas no Ceará en…