Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte
De 8 a 12 de dezembro, o Centro de Artesanato Maria Cândido abre suas portas para uma experiência prática dedicada à arte da escultura em madeira. O artesão Lucas Vidal conduzirá, das 14h às 17h, a oficina intitulada “Arte em Madeira – Esculpindo as Raízes”, que promete levar os participantes a uma imersão na tradição cultural do Cariri.
Voltada especialmente para quem está começando ou tem curiosidade sobre essa técnica, a oficina abordará desde noções básicas até o manuseio de ferramentas simples, como estilete e serra. Cada aluno terá a oportunidade de criar duas peças emblemáticas: o Mateu e a Catirina, símbolos tradicionais da região.
Lucas Vidal, que vem aprimorando seu trabalho com foco nas raízes locais, explica o significado por trás do nome escolhido para a atividade. Para ele, a proposta é resgatar e valorizar elementos que conectam as pessoas à história do Cariri, deixando de lado temas genéricos para mergulhar na identidade regional.
O caminho do artesão na escultura começou a partir do desejo pessoal de se expressar por meio da madeira. A busca por conhecimento o levou ao convívio com o Mestre Noza e outros artesãos, onde aprendeu técnicas, segredos e práticas essenciais para seu desenvolvimento.
Além da prática, os participantes aprenderão a planejar suas obras, identificar cortes seguros e trabalhar de forma simplificada para ganhar independência artística. As inscrições são feitas presencialmente no próprio Centro de Artesanato, situado na Rua José Barbosa dos Santos, s/n, Vila Fátima, em horários específicos pela manhã e à tarde.






